Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A primeira reunião para a composição da Câmara Técnica de Córnea do Tocantins aconteceu na tarde desta última quarta-feira, 11. O evento contou com a presença dos membros da Central de Transplantes do Tocantins (CETTO), representante do Banco de Olhos do Tocantins (BOTO) e de equipes transplantadoras.

Vinculada tecnicamente à CETTO, a câmara é uma instância colegiada de natureza consultiva e de composição obrigatória têm por finalidade assessorar a Central, o BOTO e as equipes transplantadoras de córneas nos procedimentos relativos aos processos de doação e transplante de tecidos oculares no âmbito estadual.

Segundo a médica da CETTO, Donilda Moreira "nós vamos discutir questões não previstas na legislação, mas que são relevantes e necessitam de resposta rápida”, declarou, acrescentando que as reuniões acontecerão a cada semestre e, em caso de reuniões extraordinárias, os membros serão convocados com antecedência de 24h.

Também médico da CETTO, Rudinei Brunetto disse que “a implantação da Câmara Técnica de Córnea, dará respaldo a CETTO sobre assuntos técnicos relevantes ao transplante de córnea”.