Palmas dança e se profissionaliza. Balé, jazz, dança contemporânea, dança de rua, o cenário da dança na Capital cresce e se aperfeiçoa com a formação de grupos e escolas. Foi o que se pôde perceber na Mostra de Dança da Cidade de Palmas, realizada no sábado, 14, no Theatro Fernanda Montenegro.
A Mostra reuniu os profissionais e estudantes de dança de Palmas na apresentação de 20 coreografias que fizeram um recorte do que se estuda e produz nesta área das artes cênicas na Capital. No palco, os movimentos do jazz, balé, dança do ventre, dança de salão entre outros alegraram e emocionaram o público.
Participou do evento o Balé Popular do Tocantins, que apresentou seis coreografias, em diversas modalidades, do balé clássico ao jazz. Na dança árabe, as dançarinas Ayla Zhra e Raia fizeram apresentações solo. Já a Injoy Kids preparou cinco coreografias, enquanto que nas danças urbanas houve apresentações do Studio Innovare, da dançarina Elana Rodrigues, da Mundart e da Cia Juvenil. A escola 7,8 apresentou um bolero e a Fundação Cultural de Palmas (FCP) ficou com três apresentações, sendo de balé clássico, dança contemporânea e jazz. A abertura da noite ficou por conta do grupo Esfera Cênica, com trecho do espetáculo o Jogo.
“A gente não imagina que existam tantos grupos de dança em Palmas até ver assim, todos reunidos. Eu gostei muito, vim a convite de um amigo, e não sabia que iria ter essa diversidade de apresentações”, afirmou a administradora Jéssica Rodrigues.
“Minha filha dança balé, e que viver de dança, então um momento como este, que permite a gente conhecer as pessoas, vê que tem mais gente fazendo isso e vivendo disso, ajuda a inspirar e a planejar o futuro”, afirmou Maria Sousa, mãe de uma das bailarinas que se apresentou. Esta foi a segunda a troca de experiências entre os diversos grupos, e o momento de divulgação de seus trabalhos.