Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) reuniu produtores rurais, técnicos e empresários, nesta terça-feira,17, no 3º Seminário do Plano Estratégico do Tocantins Livre de Febre Aftosa sem Vacinação para promover e debater o novo cronograma da retirada da vacina, prevista para ocorrer em 2021 no Estado. O evento ocorreu no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no município de Gurupi, região Sul do Estado.

Os participantes puderam discutir o novo cronograma do Plano Estratégico do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), entender as ações que estão sendo executadas e o planejamento futuro, bem como as oportunidades e as responsabilidades compartilhadas. Os temas abordaram a atuação e os desafios da Adapec para alcançar os objetivos, o processo de transição, justificativas e metas.

Na abertura do Seminário, o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, agradeceu o apoio da cadeia produtiva e pediu o comprometimento de todos para a consolidação da remoção definitiva da vacinação. “Estamos trabalhando todos os requisitos exigidos, sabemos que é um grande desafio e precisamos da união para efetivar o avanço, que beneficiará além do Tocantins, todo o país”, disse.

O palestrante e responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, explicou que a retirada da vacina cria para o pecuarista condições de negociações com qualquer país do mundo. "Nossa missão é vencer as barreiras comerciais impostas pelos países importadores no que tange ao uso da vacina e avançar para demonstrar eficácia," disse, acrescentando que é preciso ressaltar que se o Tocantins não cumprir as ações e os outros estados cumprirem teremos restrição de trânsito, portanto é muito importante o comprometimento de todos.

O diretor da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), Marcelo Dominicci falou da importância da participação dos produtores rurais e empresários nesse contexto. "Só com informação melhoramos o campo, estamos diante de um grande desafio que é elevar o status sanitário e vamos conseguir sendo transformadores e multiplicadores", destacou.

O produtor rural, Claudionor José Franco, da Fazenda Olho D'agua, avaliou a retirada da vacinação como uma evolução para o setor. "Será um grande passo pra todos nós, pois é mais economia, expansão de mercado e mais garantia da qualidade da nossa carne", pontuou.

Parceiros

O Seminário, que também já foi realizado em Palmas e Araguaína, conta com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); Sindicato Rural de Gurupi; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Fundo Privado de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Tocantins (Fundeagro) e o Sistema Fieto e Sistema Faet/Senar.