Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Anderson Onofre

Foto: Anderson Onofre

O período do vazio sanitário do algodão no Tocantins, inicia-se nessa sexta-feira 20 de setembro e segue até o dia 20 de novembro, conforme prevê a Instrução Normativa nº 05 de 1º de abril de 2019. Com isso, os cotonicultores estão proibidos de manter o plantio da oleaginosa. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) esta medida é fundamental para prevenir e controlar o bicudo do algodoeiro, a principal praga que ataca a cultura.

A Adapec é o órgão responsável pelo monitoramento e fiscalização no campo para garantir que não haja plantas com risco fitossanitário durante o vazio sanitário. Segundo o chefe do Programa Estadual de Controle do Bicudo do Algodoeiro, Helcids de Sá Réis, este é o primeiro ano em que a Agência institui o vazio sanitário para esta cultura. “O vazio sanitário do algodão é essencial para evitar que haja proliferação de pragas, em especial, o bicudo do algodoeiro,” disse o gerente.

Durante o vazio sanitário, a Adapec irá fiscalizar essas áreas, orientando os produtores da importância da eliminação de todas as plantas com risco fitossanitário por meio de controle químico ou mecânico. Vale ressaltar que em caso de presença, o processo de eliminação é de responsabilidade do proprietário ou ocupante da área, e que, conforme a legislação, o produtor que for notificado pela Agência, e não eliminar as plantas estará sujeito a sanções previstas em lei.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, disse que o objetivo da implementação do vazio sanitário na cultura do algodão é garantir que o cultivo da cultura que está iniciando no Estado tenha um sistema de controle que quebre o ciclo da praga, garantindo que os produtores de algodão não tenham prejuízos econômicos.

A Adapec, no período de vazio sanitário poderá autorizar a semeadura e manejo de plantas vivas do algodão quando destinado à produção de sementes genética e pesquisa cientifica, preenchido os requisitos, previstos na IN 05.

Dados

O Tocantins possui atualmente área plantada de algodão estimada em 5 mil hectares distribuída nos municípios de Tocantínia, Caseara, Dianópolis, Mateiros e Gurupi.

Bicudo do Algodoeiro

Os adultos são besouros com coloração cinza ou castanha, com 3 mm a 7 mm de cumprimento. Infesta as lavouras de algodão desde o início da emissão de botões florais até a colheita, podendo ter de 4 a 6 gerações em um ciclo da cultura e se não controlado pode causar perdas de até 70% da produção.