Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) promoveu reunião na última quarta-feira, 18, onde foram definidas estratégias para a regularização da rede de abastecimento de água no município de Araguacema e no distrito do Senhor do Bonfim, que enfrentam problemas em relação ao fornecimento e à qualidade da água distribuída pela empresa responsável.

A reunião, convocada pelo promotor de Justiça, Anton Klaus Matheus Morais Tavares, contou com a participação da prefeita de Araguacema, Isabella Alves Simas Pereira, e do diretor institucional da empresa Hidro Forte, Arlindo Lopes de Araújo, responsável pelo fornecimento de água no município.

Na ocasião, foi informado pela prefeita que o fornecimento de água no distrito do Senhor do Bonfim é feito a partir de poços que são tratados com cloro. Já o diretor da empresa relatou que um novo poço começou a ser perfurado no setor Alto, em Araguacema, onde já havia sido encontrado água e restava a conclusão dos serviços e a interligação com a rede de captação.

Após receber denúncias da população de que a água no distrito estaria com a coloração barrenta, o promotor de Justiça determinou inspeção no local para verificar as condições dos poços. A vistoria constatou que dos três poços existentes em Senhor do Bonfim, apenas dois estavam em funcionamento devido a uma bomba com defeito. Foi verificado, ainda, que a água estava barrenta, suja e imprópria para consumo.

Ao final, ficou estabelecido que será finalizada a perfuração do poço, com instalação da bomba e início da captação, para suprir o fornecimento de água no setor Alto, em Araguacema. Também ficou definido o prazo de duas semanas para a verificação do poço fora de funcionamento e da qualidade da água no distrito do Senhor do Bonfim.