Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação
  • Em junho deste ano, a professora Marilene Pereira venceu o Prêmio Sebrae – Educação Empreendedora

No decorrer das atividades escolares, são abordados os seguintes temas transversais: educação empreendedora, educação financeira e educação fiscal, formando o aluno para o mundo do trabalho, com projetos de vida e exercendo a cidadania. 

Uma das unidades escolares onde a temática da educação financeira está presente é a Escola Estadual Ana Macedo Maia, em Porto Nacional, por meio do projeto Sou Monitor de Matemática, que tem como uma das ações a realização de uma feira de empreendedorismo. Com o projeto, a escola foi vencedora estadual do Prêmio Sebrae – Educação Empreendedora, na categoria Ensino fundamental do 6º ao 9º ano, concorrendo com 21 escolas no total.

Neste ano, na preparação da III Feira de Empreendedorismo realizada na Escola Estadual Ana Macedo Maia, os estudantes formaram 16 “miniempresas”, em que eles fizeram planejamento, pesquisa de preço da matéria-prima, descontos, estimativa de vendas e de lucro, escolha dos produtos a serem comercializados, condições de higiene, e oficina de marketing digital.

Um dos diferenciais da iniciativa foi a integração da comunidade com a realização das atividades. Após todo o planejamento, os estudantes prepararam os produtos que foram vendidos nas barracas que contavam com uma produção visual e identificação com os nomes escolhidos por eles. Também participaram das atividades estudantes de outras unidades de ensino do município. 

De acordo com a professora e idealizadora do projeto, Marilene Pereira Guimarães, a iniciativa visa “conscientizar os estudantes sobre a necessidade de se ter planejamento financeiro e saber lidar com o dinheiro em uma sociedade em que o consumismo é incentivado o tempo todo. Além disso, é um meio de despertarmos o espírito empreendedor. Já tivemos relatos de alunos que, a partir das aulas, incentivaram os pais a empreenderem e eles conseguiram sobressair”, ressaltou.

A estudante Taís Soares Cerqueira, do 9º ano, é monitora do “Sou Monitor de Matemática” e foi uma das responsáveis pela criação de uma das “miniempresas” da III Feira do Empreendedor da Escola Estadual Ana Macedo Maia. Ela falou da importância da ação. “Com essas atividades a gente passa a ter uma visão melhor de como podemos empreender e da necessidade de realizarmos pesquisas de mercado”, destacou.

Em Palmas, a Escola Estadual Vale do Sol conta com uma disciplina eletiva “Educação Financeira”, que trabalha as temáticas do empreendedorismo e conceitos da área com a alunos da 2ª série. A professora Cláudia Rebelo explicou que a disciplina desperta um maior envolvimento dos estudantes com a escola e com os estudos. “Contamos com o projeto Vale Empreender, em que foram realizadas pesquisas de preço, de mercado e montamos startups, sendo que duas vezes por semana cada turma traz seus produtos para vender”, apontou.

Conforme Cláudia Rebelo, essa é uma forma de fazer com que os alunos criem um maior senso de responsabilidade e consciência financeira. “Com as vendas, eles estão conquistando recursos financeiros para realizarem a formatura de conclusão do ensino médio. Sem contar que essa iniciativa envolve a comunidade, os pais, especialmente na cotação e produção dos alimentos”, ressaltou.