O município de Caseara, a 262 km de Palmas, passa por uma situação improvável neste mês de setembro. Localizada às margens do Rio Araguaia, e banhada também por outros importantes rios por todos os lados, a cidade enfrenta uma grave crise de abastecimento de água.
Há cerca de um mês, moradores de determinados bairros da cidade não têm água em suas casas. O morador Márcio do Jeová, relatou que a parte onde o problema é mais frequente é a chamada parte alta da cidade. “Á água não chega a alguns bairros que ficam na parte alta de Caseara, o que corresponde a uma boa parte da cidade”, relata.
Cansados da situação, os populares já fizeram manifestação e cobraram posicionamento da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), responsável pelo abastecimento de água da cidade. “Eu mesmo estive com o engenheiro diretor da ATS na semana passada, e o que ele me disse é que os poços estão com baixo fluxo, por isso não há água suficiente para abastecer toda a cidade, prejudicando a parte mais alta”, disse Márcio.
Apesar de ficar em meio a uma importante bacia hidrográfica, o abastecimento de água em Caseara é feito pela ATS através de poços artesianos. Nesse fim de semana algumas casas receberam água por meio de um trator rebocando um tanque-pipa.
Trator com tanque-pipa levou água para algumas casasO Conexão Tocantins questionou a ATS a respeito das causas do problema, o que tem sido feito para resolver o problema e quando o abastecimento de água será normalizado no município. A redação aguarda resposta da agência.
Em nota, a ATS informou que desde a última sexta-feira, 20, e durante todo o final de semana uma equipe tem atuando no município. “Foi necessária a interrupção do fornecimento de água para serem realizados serviços de manutenção nos Poços Tubulares Profundos (PTP´s), verificação de pressão e vazão dos poços e identificação de vazamentos”, informou a agência.
“As ações realizadas já melhoraram significativamente a produção de água. Com os serviços que serão concluídos hoje, o abastecimento deve ser restabelecido integralmente. Além disso, a perfuratriz da agência já está no município onde será iniciada, nos próximos dias, a perfuração de mais um PTP, o que irá melhorar significativamente a produção de água”, finaliza. (Atualizada às 11h33)