Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Céu Palace Hotel situado em Palmas/TO

Céu Palace Hotel situado em Palmas/TO Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Céu Palace Hotel situado em Palmas/TO Céu Palace Hotel situado em Palmas/TO

Dados regionais da Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil, divulgados na última sexta-feira (20), apontam que o Norte é a região que mais cresceu no segmento de hospedagens durante o segundo trimestre de 2019. Além disso, a região é a que tem maior expectativa de crescimento. A pesquisa, realizada pelo Ministério do Turismo, compara a percepção dos empresários do setor quanto ao desempenho dos estabelecimentos no segundo trimestre de 2019 com o mesmo período do ano passado, além de avaliar a perspectiva para o próximo semestre.

Segundo o boletim, os empresários de hotelaria da região Norte foram os que mais aumentaram seu faturamento dentre as demais regiões: 36,3% deles disseram ter tido alta na receita da empresa este ano e 64,7% acreditam que vão faturar ainda mais nos próximos seis meses. Já 35,4% dos entrevistados disseram que houve aumento na rentabilidade do setor de turismo no segundo trimestre deste ano. Além disso, 46,6% afirmaram que têm perspectiva de crescimento para os próximos seis meses. Quanto à demanda pelo destino, 38,8% dos empresários afirmaram que houve aumento e 52,1% creem no avanço ainda maior para os próximos meses.

Os dados, que acompanham o otimismo registrado pelo boletim nacional da pesquisa, divulgado neste mês, mostram que a despesa dos visitantes na região também cresceu na comparação entre abril e junho de 2019 e 2018: 31,7% dos entrevistados afirmam que o gasto do turista aumentou em seus estabelecimentos e 57,3% apostam em um gasto ainda maior até janeiro de 2020. Além disso, 79,8% dos empresários de meios de hospedagem do Norte pretendem investir em seus negócios nos próximos seis meses e 35,1% esperam contratar mais funcionários.

A pesquisa faz parte da segunda etapa da Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil, promovida pela Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas do MTur por meio de questionário eletrônico. São consultadas empresas de hospedagem de todos os portes, entre hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos. Ao todo, 1.173 empresários do setor hoteleiro, de todas as Unidades Federativas do Brasil, responderam às perguntas em todo o mês de julho de 2019. A pesquisa teve apoio das secretarias e órgãos estaduais de Turismo e entidades representativas do ramo hoteleiro.