Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O mês de setembro foi marcado pelo crescimento na intenção do consumo. Outro índice que também sofreu acréscimo, foi o da Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), medido pela Fecomércio Tocantins e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mensalmente. Em setembro o índice geral chegou a 126,7 pontos, o que corresponde a uma variação mensal de 1,4%, se comparado ao mesmo período do ano passado a variação positiva chega a 11,5%.

Na pesquisa são questionados itens que estão relacionados as condições atuais e sobre a expectativa para os próximos meses. Com relação as condições atuais, os empresários disseram em sua maioria (mais de 50%) que houve uma melhoria na economia, no setor do comércio e na sua empresa.

Já para os próximos meses, as expectativas são altas, já que 93% esperam melhoria na economia, 95,2% disseram acreditar que haverá melhora no comércio e 96,7%, em sua empresa.

“O estudo deste mês revela uma percepção mais otimista dos empresários, tanto em relação ao futuro quanto ao momento atual. Mesmo tímido, o crescimento da economia e do comércio, aliado ao comportamento mais positivo dos consumidores, contribuiu para esse cenário”, destacou José Roberto Tadros, presidente da CNC.

Sob esta perspectiva, o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, avalia que o cenário está mais positivo. “De modo geral, os empresários sempre tendem a ser otimistas, apesar de todas as dificuldades que enfrentam. Mas hoje estamos reestabelecendo esta confiança, porém é preciso ainda que circule mais dinheiro, sejam criados novos postos de trabalho e que a insegurança pare de rondar a vida dos empresários e consumidores de todo o país”, ressaltou.

Sobre o investimento em sua empresa, 47,1% consideram que fizeram investimentos um pouco maior neste mês. 70,5% disseram que ponderam aumentar a contratação de novos funcionários e 64,8% dizem estar seus estoques atuais adequados. (Com informações da Ascom/CNC)