Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Tocantins, Gliner de Souza Borges

Presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Tocantins, Gliner de Souza Borges Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira Presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Tocantins, Gliner de Souza Borges Presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Tocantins, Gliner de Souza Borges

O setor gráfico promove nessa sexta-feira, 27, no Centro de Educação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Palmas/TO, ciclo de palestras e entrega prêmio. O evento é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Tocantins (SIG/TO) com apoio da Associação Nacional da Indústria Gráfica (ANDIGRAF) e da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO).

A primeira palestra, Inovação da Indústria Gráfica, será proferida por Roberto Moreira, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Maranhão, das 9h às 10h. A segunda, Sistema de Gestão, por Raphael Carneiro, das 10h10 às 10h50. A terceira, Automação e Pré-impressão, por Jardel Nunes, das 11h às 11h50, e a quarta e última, Distribuição e Tendências de Mercado, por Anderson Sena, das 13h às 13h50. Interessados em participar devem ligar nos telefones (63) 3229-3700 ou 3229-5778.

Dentro da programação ocorrerá ainda a cerimônia de entrega do Prêmio Norte e Nordeste de Excelência Gráfica - José Cândido Cordeiro. Ao todo, são 47 categorias sendo que cada uma conta com 5 finalistas. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos amanhã à noite no restaurante Cabana do Lago, quando serão abertos os envelopes com os nomes.

Ao destacar a importância do workshop o empresário Gliner de Souza Borges, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Tocantins (SIG/TO), disse que o segmento passa por um momento de transição devido as mudanças impostas pelas novas tecnologias digitais, e que muitos empresários ainda não têm esse conhecimento, bem como sobre novos equipamentos que estão dominando o mercado.

Segundo o empresário, o setor gráfico em todo o país, incluindo o Tocantins, enfrenta problemas. “A mídia digital abocanhou uma grande fatia do nosso mercado e nós precisamos partir para alternativas, que serão expostas pelos palestrantes convidados. Ou seja, eles vão dizer exatamente quais alternativas que temos e que muitos de nós não sabemos”, explicou Borges.