Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O projeto de extensão 'Pensamento e Cinema' recebe os cineastas Marcelo Silva, Hélio Brito e Antonio Souza para um debate sobre cine-documentário. O evento acontece neste sábado, às 16 horas, no Cine Cultura, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. No encontro serão discutidos quais elementos são utilizados em um documentário e o que faz as suas questões essenciais.

O curso 'Pensamento e Cinema' é uma atividade de extensão em Filosofia da Universidade Federal do Tocantins, em parceria com a Fundação Cultural de Palmas, por meio do curso de Teatro e do Cine Cultura, além da Livraria Leitura. Enquanto atividade de extensão, o curso é gratuito, aberto a todos e não demanda ao público participante do curso nenhum pré-requisito.

A seleção e organização do curso de extensão tem a curadoria de Leon Farhi, Gustavo Henrique, Thiago Darin e Elisângela Dantas.

Os cineastas

Hélio Brito: cineasta documentarista e produtor audiovisual. Gurupiense nascido em Porto Nacional/TO e radicado em Palmas-TO. Foi presidente do tradicional Cineclube Antônio das Mortes de Goiânia e vice-presidente da ABD-GO (anos 80); sócio fundador da primeira Produtora de Vídeo do Tocantins, a “bemTVideo”, em 1990. Atualmente proprietário da HB Videofilmes, produtora de vídeo que atua nos estados do Tocantins, Goiás, Maranhão e Pará.

Marcelo Silva: jornalista militante em Palmas há mais de 30 anos, tendo passado pela maioria dos veículos de comunicação de Palmas, sendo o último a rádio CBN. Atuou também como redator publicitário em diversas agências, e hoje é diretor de planejamento da Agência Public. Ocupou cargos públicos de secretário de Comunicação de Palmas e diretor de Comunicação da Câmara de Vereadores. É também documentarista, com especialização de documentário em Cuba e consultor de marketing político, com MBA pela George Washington University/Fama Business, em Brasília.  Estudou Letras é formado em Direito pelas Faculdades Objetivo.

Antônio Souza: diretor e produtor do documentário ‘Terra e Sangue’, graduado em tecnologias de segurança no Trabalho (Universidade de Uberaba - Uniub/MG). Pós-graduado; participou do curso de áudio e vídeo (Canto das Artes – Taquaruçu/Palmas/TO) e do curso de produção de vídeo independente (ministrado pela atriz e instrutora Larissa Vaiano).