Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A grande final do 1° Festival Itinerante de Música da Juventude de Araguaína será nesta sexta-feira, dia 27, a partir das 19 horas, na quadra do Colégio Estadual Rui Barbosa, localizado à Rua Minas Gerais, n° 474, Setor Oeste.

A competição é voltada para jovens de 15 a 29 anos. Além de alunos da escola citada, o festival conta com a participação de representantes da comunidade. Os objetivos são incentivar a criatividade musical, disseminar a arte entre os jovens, promover o intercâmbio cultural, descobrir e valorizar novos talentos.

Na final, todos os participantes se apresentarão com uma banda ao vivo sob os olhares de cinco jurados, que os avaliarão por critérios como afinação, timbre, expressividade, originalidade e presença de palco.

Finalistas

As audições classificatórias foram realizadas no dia 12, no Colégio Estadual Rui Barbosa, e no dia 15, no Eco Parque Cimba, durante a programação da Feira do Trabalho.

Na última quarta-feira, 25, os finalistas participaram de uma oficina de postura e presença de palco, ministrada pela professora de técnicas para canto popular, atriz, cantora e compositora Nice Albano; e de uma mesa redonda com a psicóloga e neuropsicopedagoga Nira Câmara. Hoje, a partir das 13 horas, haverá o último ensaio com a banda base no Espaço Cultura ArtPalco.

Os nove finalistas são Sarah Vitória, Breno Machado, Ítalo Matheus, Nahama Sousa, Amanda, Max Machado, Adriele Fábia, Ackson Silva & João de Deus e a banda Barões do Rui.

Premiação
Haverá medalhas e premiação para os três primeiros lugares. O primeiro lugar receberá um violão; o segundo terá o acompanhamento de um personal stylist e patrocínio de uma loja para formar o seu estilo; já o terceiro lugar terá um dia de beleza e ganhará um kit de cosméticos.