O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com os municípios, já capacitou mais de 3100 tocantinenses durante o período de maio até a última sexta-feira, 27. Somente na semana passada foram 450 capacitações em cinco municípios. Os cursos gratuitos.
Os cursos ofertados são na área da beleza, para designer de sobrancelhas, maquiagem e cabeleireiro, panificação solidária, e artesanato. O objetivo central é apoiar o desenvolvimento profissional de famílias beneficiárias dos programas de transferências de renda. A carga horária dos cursos é de 40 horas.
Cinco municípios
Na semana passada a caravana dos cursos de capacitação esteve em cinco municípios e capacitou cerca de 450 pessoas na região norte e também sul do Tocantins. Os municípios atendidos foram Pau D’Arco, Centenário, Tupirama, Muricilândia e Alvorada.
A semana foi produtiva para Raylene Carneiro, que fez o curso de cabeleireira, em Muricilândia, há 430 quilômetros de Palmas. A jovem de 18 anos ficou empolgada com o aprendizado. “Eu achei tudo o máximo, aprendi como fazer escova, uma boa hidratação e corte também. Pretendo um dia montar meu próprio negócio aqui em Muricilândia”, enaltece a jovem.
Para o estudante Rodrigo Souza o curso é uma grande oportunidade. “É muito bacana, essa atitude do Governo porque muitas pessoas não têm condições financeiras de pagar por um curso profissionalizante. Pretendo montar no futuro uma barbearia”, explica o jovem de 21 anos.
Os instrutores da Setas também enxergam com bons olhos a empolgação dos alunos. Segundo o instrutor Odilon Botelho as capacitações profissionais vem transformando vidas. “É uma coisa que o Governo do Estado acertou, as pessoas precisam desse tipo de curso para trabalhar, buscar emprego e ter uma renda”, enfatiza Odilon, que capacitou 30 jovens em Muricilândia.
A instrutora Isabel Lima Coelho está no ramo da beleza há 25 anos e se emociona com o trabalho desenvolvido. “É muito gratificante botar uma escova ou uma tesoura na mão de uma pessoa e transformar a vida dela não tem explicação, uma felicidade imensa e realização pessoal”.
Parceria com os municípios
O conselheiro de economia solidária da Setas, Valter Frota, explica que o Governo do Estado, por meio da Setas, fornece os profissionais; já os municípios disponibilizam os materiais e o local para realização dos cursos, por intermédio das secretárias municipais de assistência social. “Essa parceria entre a Setas com as prefeituras, dentro da gerencia de Inclusão Produtiva da pasta, tem como objetivo atender o público do Programa Bolsa Família (PBF) e demais empreendimentos de economia solidária", reforça ele.
O prefeito de Pau D’arco, João Neto, destaca o papel importante dessa parceria entre o poder municipal e o estadual. “Os cursos de capacitações ajudam na economia local e dão oportunidade para que essas pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho”, afirma o gestor .
Entrega de certificados
Na manhã desta sexta-feira, 27, foram entregues mais de 100 certificados, no município de Pau D’arco, 430 km de Palmas. O evento contou com a presença do secretário da Setas, Messias Araújo, que durante o discurso enalteceu os avanços sociais do Governo do Tocantins, em 2019. “Mais de 3 mil capacitações nesse ano; isso traduz o esforço do Governo em gerar oportunidades para as famílias tocantinenses de norte a sul do Estado”, enalteceu o secretário.
Os certificados serão entregues também nesta sexta-feira, 27, nos municípios de Muricilândia, Alvorada, Centenário, e Tupirama.