Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizarão neste mês de outubro, quatro cursos para auxiliar de vacinadores contra brucelose, nos municípios de Cristalândia, Aliança, Arraias e Crixás. O curso é gratuito e para participar é preciso ser maior de 18 anos e ter o ensino fundamental completo.

Em Cristalândia, o curso teve início nesta quinta-feira, 3 com aulas teóricas que estão sendo realizadas no espaço cultural da cidade pela inspetora de defesa agropecuária (médica veterinária) da Adapec, Vera Márcia dos Santos e encerra na sexta, 4, com a aula prática, na Fazenda Barreiro, onde os alunos receberão  treinamentos sobre manuseio da vacina, cuidados e aplicação nas bovídeas.  

Durante os cursos, os alunos receberão informações sobre a brucelose, como: as características da doença, meios de transmissão, riscos de contaminação e legislação com cartilhas explicativas, além de conservação da vacina, cuidados na manipulação, entre outros.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, disse que a parceria da Agência com o Senar, visa aumentar o número de pessoas qualificadas e posteriormente habilitadas nestes municípios para atenderem as demandas dos produtores rurais na realização da vacinação contra a brucelose.

A vacinação contra brucelose só pode ser feita por médico veterinário ou auxiliar de vacinadores devidamente cadastrados em suas equipes e no Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose.

No curso é necessário o uso de equipamentos de proteção individual (luvas, óculos de proteção, botas de borracha, jaleco e máscara) para aula prática e ao final do treinamento, após avaliação, os aptos receberão certificados.

Calendário de cursos

Dias 03 e 04 de outubro – Cristalândia

Dias 07 e 08 de outubro – Crixás

Dias 09 e 10 de outubro – Aliança

Dia 11 de outubro – Arraias