Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Embrasil Serviços, empresa cogestora da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas (TO), foi responsável pela construção do primeiro Centro de Treinamento Tático do Sistema Penitenciário do Tocantins, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, por meio da Diretoria de Parques e Jardins da Prefeitura de Palmas. O CTT foi instalado em uma área aberta com 64.000 m² de extensão que inclui pista de corrida, tatame de luta e defesa pessoal, além de espaço para testes de aptidão física.

O primeiro a usar o novo Centro de Treinamento Tático será o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO), administrado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). Entre os dias 7 e 25 de outubro, 45 alunos participam do Curso de Formação do GIR ofertado pela Superintendência de Administração do Sistema Penitenciário e Prisional, por meio da Escola Superior de Gestão Penitenciária (Esgepen). O curso é coordenado pela Gerência de Administração e Operações do Sispen/TO.

O curso possui vários instrutores, em especial a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), GIR São Paulo, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Tocantins, entre outras instituições. Um dos professores do curso de formação, o diretor da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) da Subsecretaria do Sistema Penitenciário de Brasília, Antônio Arino, conta que os alunos terão acesso a vários conteúdos relacionados as atividades diárias desenvolvidas pelos servidores do Sistema Penitenciário. “O curso tratará sobre métodos que são executados para cobrar do interno (reeducando) o cumprimento dos procedimentos, a disciplina e o respeito ao Agente do Estado, cuidando da integridade física daquele que está cumprindo pena de privação de liberdade”, enfatiza.

Conforme explica Juliano Viana, gerente da Embrasil na unidade prisional, a construção do primeiro Centro de Treinamento Tático do Sistema Penitenciário do Tocantins foi feita pela equipe de manutenção da Embrasil – composta por pedreiro, eletricista e serralheiro – com a ajuda de 13 reeducandos da CPP Palmas. Depois do curso de formação do GIR, o Centro de Treinamento Tático recebe outras formações como a do Grupo de Escolta Permite (GEP), do Grupo de Operações Regionais (GORE) e do Núcleo de Operações com Cães (NOC). “São todas formações voltadas a capacitação dos servidores e dos grupos especiais do sistema penitenciário do Tocantins”, conta Orleanes de Sousa Alves, superintendente do Sispen/TO.