Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

O seminário “Trabalho Seguro: Diálogos e Reflexões” – promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) – reunirá autoridades do Judiciário na cidade de Araguaína/TO nos dias 10 e 11 de outubro. Dentre elas, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Batista Brito Pereira, e a própria presidente do regional, desembargadora Maria Regina Machado Guimarães.

O evento é gratuito e acontecerá no auditório da Faculdade Católica Dom Orione com o intuito de conscientizar toda a sociedade sobre a importância de combater práticas que ocorrem no ambiente de trabalho e que podem resultar em problemas físicos e psíquicos ao trabalhador. O público-alvo principal da ação são professores da rede particular e pública da região – categoria mais propensa a sofrer violência no trabalho. Estudantes de Psicologia e de Direito também são incentivados a participar.

A atividade integra a pauta de diretrizes do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, que tem como objetivo contribuir para a diminuição do número de acidentes do trabalho registrados no Brasil, por meio da articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e a sociedade civil. A temática escolhida para orientar todas as ações do biênio 2018-2020 foi “Violências no trabalho: enfrentamento e superação”.

Programação

O presidente do TST participará do seminário nas mesas de abertura dos dias 10 e 11 de outubro. A abertura do evento no dia 11, pela manhã, contará também com a participação do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, da diretora Regional da Educação da cidade, professora Ana Cláudia Martins de Oliveira, e do secretário Municipal da Educação, professor José da Guia Pereira da Silva.

A programação do evento inclui palestras sobre “Formas de Violência no Trabalho, possibilidades e seu correto enfrentamento”, com a professora Liliam Ghizoni, e sobre “Técnicas aplicadas de Mindfulness”, com o professor Fabrício Cavalcante. Haverá tempo para debates e dinâmicas.

Boa prática

O seminário é resultado do sucesso de atividade semelhante realizada em 2018 na cidade de Dianópolis, também no Tocantins, que reuniu mais de 500 professores da região, o principal público-alvo da iniciativa, a qual, inclusive, foi classificada pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, durante a correição no TRT-10 no ano passado, como ação afirmativa e boa prática.

Fontes disponíveis

O presidente do TST, ministro João Batista Brito Pereira, a presidente do TRT-10, desembargadora Maria Regina Machado Guimarães, bem como as gestoras do Programa Trabalho Seguro, juízas Sandra Nara Bernardo e Ana Beatriz do Amaral Cid Ornelas, estarão disponíveis em Araguaína no dia 11 de outubro (sexta-feira) para conceder entrevistas sobre o evento.