Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A quantidade de animais mortos em ruas, avenidas, estradas e rodovias, aumenta a cada ano. De acordo com dados de uma pesquisa de pós-doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a estimativa é que mais de 2 milhões de animais morrem atropelados por ano.

Dirigir utilizando o celular e o excesso de velocidade associado a falta de atenção está causando atropelamentos nos nossos bichinhos. Preocupados com a saúde e bem estar dos animais, a Rede Agropet aderiu à campanha “Eu Freio Para os Animais” com intuito de conscientizar os motoristas e motociclistas em relação ao trânsito e aos pets soltos em vias públicas.

Juliana Marçal, proprietária das lojas da Rede Agropet, explica que o adesivo além de mostrar um ato de amor, faz com que os motoristas mantenham uma distância segura. “Usar o adesivo no seu carro é uma prova de amor e, principalmente, bons tratos aos animais. Também serve para alertar os demais motoristas a manterem uma distância segura para qualquer emergência (como o inesperado aparecimento de um animal no caminho)”.

A veterinária responsável pelas lojas da Rede Agropet, Bruna Pinheiro, relata que constantemente na rotina clínica se depara com vários casos de animais atropelados, tanto nas rodovias, quanto nas ruas da nossa cidade. Os pets ficam bem debilitados (podendo ter um politraumatismo que pode ocasionar sua morte imediata) e os motoristas que atropelam muitas vezes vão embora sem prestar socorro, segundo a veterinária. "Caso veja uma animal na rua ou até mesmo na estrada não buzine, reduza a velocidade e se possível diminua a intensidade dos faróis”, orienta a profissional que explica que a buzina pode assustar o pet e o farol pode prejudicar a visão fazendo com que ele fique paralisado no meio da pista. 

“Em caso de acidente, o condutor deve proteger o pet de um novo acidente sinalizando o local, verificar se ele está respirando e se dirigir para uma clínica veterinária mais próxima para os atendimentos necessários”, ressalta Bruna.