Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Conhecidos como ferramentas que tem dado certo no auxilio das crianças para a compreensão do conteúdo sobre os direitos do consumidor, o projeto “Aprendendo direito do consumidor: o desenvolvimento cognitivo infantil sob o enfoque de super-heróis” e o “Fiscal Mirim”, foram apresentados ao diretor da Escola Paulista de Defesa do Consumidor, Marcus Vinícius Pujol e ao diretor de estudos e pesquisas, Denis Uehara, na manhã desta segunda-feira, 14. Os projetos foram apresentados pelos colaboradores do Procon Tocantins/núcleo regional de Araguaína, Renata Vasconcelos e João Antônio Moreira, autores da ideia.

Após a exposição, os servidores foram convidados a participar de um ciclo de palestra “Mestres do consumidor” que abordará a “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais” (LGPD), no próximo dia 15 de novembro. O evento contará com a presença do jurista Fernando Capez. Autor de 20 obras no campo do direito, principalmente direito penal, Capez também é professor universitário, foi deputado estadual e hoje é procurador de Justiça, licenciado, do Ministério Público de São Paulo.

Os representantes do Procon Tocantins também foram convidados para participarem de uma capacitação de educação para o consumo infantil que acontecerá no final de novembro deste ano e também para o congresso internacional de direito do consumidor que acontece em 2020.

Projetos

O projeto “Aprendendo direito do consumidor: o desenvolvimento cognitivo infantil sob o enfoque de super-heróis” visa trabalhar educação para o consumo com crianças, usando uma modalidade de palestras com linguagem didática de forma lúdica e cênica. As fantasias dos super-heróis permeiam no imaginário popular infantil e essa abordagem tem se mostrado eficiente sobretudo com crianças de menor idade. Já o Fiscal Mirim aguça na criança hábitos que fazem toda diferença para a formação de um cidadão e consumidor consciente, como a pesquisa de preços e atenção às  informações dos produtos.

Troca de experiências

A visita à Escola Paulista de Defesa do consumidor renderam outras experiências para os servidores do Procon Tocantins. Segundo a coordenadora de educação para o consumo do núcleo regional do Procon de Araguaína, Renata Vasconcelos, “a visita à escola foi de suma importância porque houve troca de experiências sobre defesa do consumidor, bem como sobre projetos desenvolvidos tanto na área de educação para o consumo quanto em outras atividades desenvolvidas pelo órgão de defesa do consumidor do Estado”, explicou.

Para o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana  “a participação do Procon no cenário nacional  assinala  que estamos no caminho certo. É um conjunto de atitudes que tem gerado grandes resultados para o nosso Estado. De um lado há um governo que apóia o servidor na expansão de seus conhecimentos e na outra ponta são servidores comprometidos com o trabalho, promovendo assim um intercambio de experiências e conhecimento”, concluiu.