Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

Quem curte bike tem mais uma opção para treinar em Palmas. Nesta sexta-feira, 18 de outubro, inaugura na Praia da Graciosa, uma pista de obstáculos de 380 metros, no estilo Pump Track.  

O projeto foi desenvolvido pelo coordenador de Esportes e Aventura do Dona Maria Beach, André Kcond, e executado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com apoio do Projeto Eu Curto a Orla e da Fama Empreendimentos. A pista está aberta ao público, com paisagismo e iluminação para permitir a prática do esporte no período noturno.

O evento de inauguração está marcado para iniciar às 18h, com a presença da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, dentre outras autoridades. 

Sobre a pista

Os obstáculos da pista do Dona Maria são rollers (morros do tipo rampas) e relevês (que são paredes em curvas). É uma pista em circuito e você não precisa ter uma bike específica e nem ser um super ciclista para treinar.

“Essa pista é uma conquista para nós. O montain bike é um esporte agradável que permite muita interação social. É indicado tanto para adultos quanto para crianças, pessoas de qualquer idade e diferentes tipos físicos. Além de ser um ótimo exercício, é muito divertido e esse treino contínuo aumenta a resistência física, a coordenação motora e traz mais intimidade com a bicicleta”, avaliou André Kcond.

3º MTB

Já no fim de semana a pista sedia o 3º Prêmio Palmas de Montain Bike.

No sábado, 19, a disputa é entre as crianças e adolescentes, de 2 a 15 anos, em seis categorias. As provas iniciam a partir das 17 horas. Todos os participantes recebem medalhas e haverá troféus para os primeiros colocados. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas na Elite Bike Shop até o sábado. Quem se inscreve recebe um kit com voucher para aproveitar o Dona Maria Aventura com slackline, pula-pula e futebol de travinha, dentre outras atividades; voucher para sorvete do Chiquinho Sorvetes; squeeze; filtro solar e ômega kids. A cada inscrição infantil também haverá a doação de um Mac Lanche Feliz à uma instituição de apoio social.  

No domingo, 20, acontecem as disputas de MTB em mais sete categorias com maior grau de dificuldade. A disputa começa na pista da Graciosa, a partir das 7 horas, e pode seguir até a Praia do Caju dependendo da modalidade disputada. “A ideia é que esse percurso vire uma rota turística e de aventura para quem gosta de bike. Foi toda limpa e sinalizada e virou uma ótima opção para treinar”, explicou André Kacond.

Portadores de necessidades especiais são isentos de taxa de inscrição em todas as modalidades.