A aplicação das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) começou nesta segunda-feira, 21. No Tocantins, 845 unidades de ensino, sendo 360 da rede estadual, 406 da rede municipal, 8 institutos federais e 71 escolas da rede privada foram selecionadas para participarem do Saeb.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra na rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
O gerente de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Seduc, Jhonata Moreira Pereira, explicou a importância da participação das escolas na Avaliação. “A partir dos resultados, identificamos o que é preciso focar em relação ao aprendizado dos alunos, na elaboração de políticas públicas e na adoção de novos métodos e estratégias para melhorar o aprendizado e, por consequente, o resultado da aprendizagem”, ressaltou.
O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
As provas do Saeb serão aplicadas entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro de 2019. Todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª e 4ª séries do ensino médio das escolas públicas podem responder às avaliações de língua portuguesa. Uma amostra de estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas fará os testes de ciências da natureza e ciências humanas com referência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017.
A Base Nacional Comum Curricular também será a referência para a avaliação inédita dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, selecionados, de forma amostral, entre escolas públicas e privadas. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).