Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

O Projeto Lago Vivo teve mais uma ação no último sábado, 19, com a reintrodução de mais de 10 mil alevinos de espécies nativas no Lago Azul. A soltura foi realizada às margens da futura praia da Via Lago, com a presença do prefeito Ronaldo Dimas, membros do Clube de Pesca em Caiaque de Araguaína, empresários e comunidade.

“Estamos promovendo o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Repovoar de peixes o Lago Azul vai fomentar a pesca esportiva, o turismo, entre outros setores da nossa economia. Eu acredito que a preservação ambiental deve estar aliada ao desenvolvimento econômico”, comentou Dimas.

(Foto: Marcos Sandes)

Foram soltos 10 mil alevinos da espécie caranha com mais de 10 centímetros de tamanho, além de 200 surubins e 100 piaus. “São espécies nativas do Lontra, que desapareceram desta região a partir da implantação da Hidrelétrica de Corujão, na década de 1970. Agora vamos reintroduzi-los e monitorar sua adaptação a essa nova cadeia alimentar que se formou”, explicou o biólogo Aníbal Souza Neto.

O Projeto Lago Vivo é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, em parceria com o Supermercado Campelo, Lojas Nosso Lar e Via Lago Sport Fishing. “Lembramos a todos que o projeto segue aberto a novas parcerias”, ressaltou o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Hélter Dantas.

Primeira soltura

A primeira soltura do projeto foi realizada em agosto, quando 10 mil alevinos foram reinseridos no lago e seguem sendo monitorados por equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.