Petistas de todo o Estado reelegeram o deputado estadual, José Roberto Forzani, para a presidência do Partido dos Trabalhadores no Tocantins (PT-TO). Durante o 7º Congresso Estadual do PT-TO, realizado no último sábado, 19, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, em Palmas, 227 delegados e delegadas escolheram os dirigentes estaduais e 136 deles optaram por manter Zé Roberto à frente da sigla por mais quatro anos.
A chapa “Por um Partido Socialista e de Luta”, liderada pelo presidente reeleito, teve 134 votos, um total de 60,08% dos delegados e delegadas, e compõe a direção estadual do PT. “Chegamos ao fim da etapa estadual do 7º Congresso do PT agradecendo a cada companheiro e companheira que contribuiu para a realização do processo de escolha democrático dos dirigentes do partido pelos próximos quatro anos”, ponderou Zé Roberto.
Outras duas chapas concorreram no Congresso Estadual. A chapa “Construindo pelas Bases, Respeitando as Diferenças”, teve 63 votos (28,25%), e seu candidato a presidente, Freitas do PT, teve 63 votos (27,8%), ficando na segunda colocação. Já a terceira colocada, a chapa “Muda Partido, por um Partido Democrático e Socialista”, teve 26 votos (11,65%) e sua candidata a presidenta estadual, Eutália Barbosa, teve 25 votos (11,21%).
Crescimento
Um dos pontos colocados pelo presidente reeleito foi o crescimento do Partido dos Trabalhadores ao longo dos dois anos de sua primeira gestão. Segundo Zé Roberto, em 2017, o PT tinha 20 mil filiados no estado, porém muitos já haviam falecido e outros filiaram-se em outros partidos e era preciso “passar um pente fino para conhecer o real tamanho do partido”, que após a triagem chegou ao número de 15 mil filiados e filiadas. e buscar novos companheiros e companheiras” para a luta da Classe Trabalhadora.
“Fazendo um balanço dos últimos dois anos, no nosso mandato, o PT-TO foi o que mais cresceu, proporcionalmente, em todo Brasil, com um aumento de 33% no número de filiados. Chegamos ao número de mais de 20 mil filiados ativos e continuamos nossa luta em defesa da Classe Trabalhadora, em sintonia com as bases sociais e na construção de uma ampla frente de esquerda, socialista e democrática contra o avanço do neoliberalismo”, disse Zé Roberto.
Tese
Conforme a tese da chapa “Por um Partido Socialista e de Luta”, assinada pelas tendências internas do PT-TO: Democracia Socialista (DS), Militância Socialista (MS), Articulação de Esquerda (AE), Movimento PT (MPT), Independente, além dos mandatos parlamentares petistas; o PT Tocantins mantém sua atuação contra o avanço do neoliberalismo e das pautas do ultraconservadorismo.
“Nossa tarefa política central é a construção de uma alternativa capaz de disputar a opinião e avançar a organização da maioria do povo para dar outro rumo ao país. Nossa alternativa baseia-se na soberania popular e no combate ao programa de austeridade das classes dominantes”, consta a tese aprovada no 7º Congresso Estadual.
O fortalecimento dos núcleos de base nos municípios, a garantia da paridade e proporcionalidade na composição das comissões executivas do partido, bem como a priorização de Encontros de Formação Política e de Deliberação, organizados pelas Secretarias de Juventude, Mulheres e LGBT nos municípios.