Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), juntamente com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizam no dia 24 de outubro, o “III Seminário de Inserção do Biodigestor na Pecuária Tocantinense”. O evento ocorre, das 13h30m às 18h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Palmas. No seminário são esperados 200 participantes entre, alunos de escolas agrícolas, produtores, técnicos e gestores.

Na programação das palestras constam: políticas públicas e fomento ao uso das tecnologias de biodigestão no Brasil; o papel dos sistemas de biodigestão na agropecuária sustentável: Desafios encontrados no Brasil para aceitação da tecnologia; biodigestor sertanejo desenvolvido para o sertão nordestino; biofertilizante qualidade e usos como adubação e corretor de solo e legislação de uso e conexão com a rede da concessionária de energia do Estado do Tocantins – Energisa.

Para o tecnólogo em sistemas elétricos da Seagro, Reginaldo Novais, o biodigestor é uma tecnologia antiga, mas no Tocantins está sendo incentivada ao produtor rural agora nos últimos anos. “Com esse tratamento de dejetos com o biodigestor, o agropecuarista poderá obter o gás que substituirá o botijão de gás, convencional, gerando uma economia e também poderá passar a tratar da sua terra com um fertilizante totalmente orgânico, chamado biofertilizante, que é a mistura tratada do dejeto animal”, ressaltou.

Biodistestor

O biodigestor é um tanque protegido do contato com ar atmosférico, o qual possibilita o reaproveitamento de detritos com esterco e outros materiais orgânicos para gerar gás e adubo, também chamado de biogás e biofertilizante. Ele é alimentado com fezes de animais acrescido de água. Durante o processo, esses materiais entram em decomposição sem a presença de ar, onde é produzido o gás metano, que pode ser utilizado para substituir o gás de botijão ou gera energia por meio de geradores.  

ABC

O uso do biodigestor na pecuária faz parte dos seis programas da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) utilizado atualmente para o desenvolvimento sustentável da pecuária no Tocantins. Os processos de biodigestão e compostagem já são conhecidos e proporcionam a redução dos custos de produção por evitar o consumo de energia, insumos químicos e diminuir os riscos para o meio ambiente.

São também parceiros no seminário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Agricultura de Baixa Emissão de Carbono(ABC/TO), Serviço Nacional de Agrendizagem Comercial (Senac), as empresas STCP Engenharia de Projetos, Sansuy Biodigestor, Campo Sustentável e UN/DP.

Inscrição

Para realizar as inscrições o participante deve acessar a página da Seagro – seagro.to.gov.br – (banner do seminário). O participante deve contribuir com 1 quilo de alimentos não perecível.