Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciaram nesta quinta-feira, 24, com encerramento previsto para esta sexta-feira, 25, um curso para auxiliar de vacinadores contra brucelose, no município de Arraias, na região sudeste do Tocantins. O curso está sendo ofertado de maneira gratuita à comunidade.

As aulas teóricas que estão sendo realizadas, na Câmara Municipal de Arraias pela inspetora de defesa agropecuária (médica veterinária) da Adapec, Maria de Fátima. Já a aula prática, acontecerá na Fazenda Caroema, onde os alunos receberão treinamentos sobre manuseio da vacina, cuidados e aplicação nas bovídeas.  

No curso, os alunos receberão informações sobre a brucelose, tais, como: as características da doença, meios de transmissão, riscos de contaminação e legislação com cartilhas explicativas, além de conservação da vacina, cuidados na manipulação, entre outros.

A médica veterinária Maria de Fátima explicou que a vacinação contra brucelose só pode ser feita por médico veterinário ou auxiliar de vacinadores devidamente cadastrados em suas equipes e no Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose. E acrescentou sobre a necessidade do uso de equipamentos na aplicação da vacina “Ensinamos os alunos a utilizarem os equipamentos de proteção individual (luvas, óculos de proteção, botas de borracha, jaleco e máscara) na aula prática, pois são fundamentais para a segurança”, finalizou ela. 

Tags: Adapec, Senar, campo