Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

A pedido do vereador José do Lago Folha Filho (PSD), foi realizada na Câmara de Palmas na manhã desta quinta-feira, 24, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Dentista Brasileiro e em alusão à Semana da Saúde Bucal. O evento contou com a participação do presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, do presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Rafael Marra Soares, e do secretário municipal de Saúde, Daniel Borini Zemuner, que representou a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

Na oportunidade, o vereador agradeceu a presença de todos os profissionais presentes e destacou a importância dos investimentos na saúde municipal. "Os dentistas possuem um papel de fundamental importância na sociedade. Cuidar da saúde bucal não é apenas uma questão de estética, é tratar da saúde pública. Por isso, quando a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) chegar a esta Casa devemos criar mecanismos para garantir maiores investimentos para essa área", ressaltou.

Para alertar as pessoas sobre a importância da higiene bucal, a equipe do gabinete do vereador Folha distribuiu ao público diversos kits com escova de dentes e creme dental. "Essa ação que fazemos aqui é um incentivo para que as pessoas tenham uma atenção maior com a saúde bucal, auxiliando na prevenção de várias doenças", ressaltou o parlamentar.

Homenagens

Juliano do Vale, presidente do CFO, destacou o importante papel que os profissionais tocantinenses têm desempenhado para a categoria a nível nacional. "O Tocantins tem conseguido ocupar postos em cargos relevantes na área da odontologia. Hoje tenho a grata satisfação e a honra de presidir o Conselho Federal de Odontologia, que é a maior entidade de odontologia do Brasil, tudo isso graças ao trabalho que foi iniciado aqui em Palmas, com a grande maioria dos cirurgiões dentistas, unindo as classes e entidades odontológicas", enfatizou.

O secretário Daniel Zemuner relembrou um pouco de sua trajetória e parabenizou todos os profissionais pela data. "A odontologia foi a profissão que me abriu todos os caminhos, que me concedeu a oportunidade de ocupar o espaço onde estou hoje. Então vou ser dentista sempre e vou honrar essa categoria até o fim. Parabéns a todos os profissionais, desde os que estão aqui hoje sendo homenageados, aos que estão nas nossas unidades de saúde atendendo na atenção primária, na urgência, na atenção especializada, enfim, todos os dentistas da nossa Capital".

Foram homenageados no evento os seguintes profissionais da odontologia: Luiz Fernando Varrone, Bruna de Carvalho Borges Castro, Ananda Hussain Muniz Rocha, Roberta Neris de Melo, Fabrício de Carvalho Borges, Luciano Rodrigues Brito, Marcelo Faria Silva, Vera Marisa Aparecida Costa Lemos Faria, Valéria Batista Pitaluga, Charles Franklin Aires Pimenta, Ana Carolina Rodrigues Pereira, Nathália Costa Ubirajara, Fransérgio de Melo Martinelli e Wanderson Silva Castro.

Dia do Dentista Brasileiro

Comemorado todos os anos no dia 25 de outubro, o Dia do Dentista Brasileiro celebra o decreto 9.311, de 25/10/1884, que criou no Brasil os primeiros cursos de graduação na área de odontologia, no Rio de Janeiro e na Bahia.