Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Wilson Rodrigues

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, (Seagro), César Halum e representantes de órgãos ligados ao setor agropecuário fizeram a abertura da primeira Feira de Exposição de Touros e Cavalos de Alto Padrão e Geneticamente Melhorados(Pecshow) com propostas de incentivo a tecnologia genética, aumento da produção bovina e oportunidades aos produtores tocantinenses.  “Esta feira inicial é, mais um instrumento de incentivo aos produtores para  o crescimento do rebanho bovino de alto padrão e produtividade”, ressaltou. A feira iniciou nesta última sexta-feira, 25, encerra nesse domingo, 27, no Centro Agrotecnológico de Palmas/TO, saída para Porto Nacional.

O secretário disse ainda que para estimular, ainda mais, o crescimento do rebanho bovino aos produtores terão os incentivos por meio do programa Mais Genética que visa o melhoramento genético na pecuária de corte e leite e, ainda, dar atenção maior aos produtores da pecuária familiar.

Nestes três dias na Pecshow ocorrem diversas atividades para os produtores e participantes, palestras, feira de touros do Pró-Genética, fórum de pecuária sustentável e exposição e venda de animais touros e cavalos de alto padrão genético. Na exposição participam 90 reprodutores da raça nelore, 16 reprodutores Tabapuã e 12 reprodutores da raça Senepol.

O presidente do Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Fernando Salim, falou da importância que a feira trará para o desenvolvimento genético do rebanho bovino nos próximos anos. “A ABCZ é sempre parceira nos incentivos ao uso de tecnologia genética na pecuária (touros e matrizes) e, a feira é  um ponta pé inicial para ganharmos novos rumos para alcançarmos muitos frutos no setor agropecuário”, ressaltou.

Expositores

Glauber Kliemann é um dos expositores da feira, fala em participar da primeira Pecshow voltada, exclusivamente, para vendas de touros e cavalos de alto padrão. “É importante a abertura de mais esta vitrine para mostrarmos nossos animais, como é primeira feira, a expectativa é comercializar e apresentar os animais aos produtores que primam por animais altamente reprodutivos”, citou. Kliemann já trabalha no segmento genético há quase 20 anos, na fazenda Santo Ângelo, município de Aparecida do Rio Negro. A tecnologia utilizada é a Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF).

O criador de cavalos Manga Larga marchador, Marcelo Honorato, município de Miracema do Tocantins, aposta também no lançamento da feira para a exposição dos animais. “Aqui será mais um espaço apropriado para divulgar o nosso Haras, acreditamos que tem tudo para crescer, pois o Tocantins é genuinamente agropecuário”, enfatizou.  O produtor garante que o diferencial do cavalo  manga larga é excelente para cavalgar, pois possui marcha confortável

Programação

Neste sábado, 26, na Pecshou, das 8h às 11, ocorre o Dia Técnico sobre Ensilagem de Milho, com os temas: híbridos de milho Syngenta para silagem de planta inteira, inovação no uso de fertilizantes granulados como corretivos de solo em substituição aos corretivos convencionais, pontos relevantes na produção e utilização de silagem, utilização de inoculantes na produção de silagem e prática de silagem.