O município de Araguaína, em Tocantins, contará com sua primeira Unidade de Microfinanças do Programa Amazônia Florescer Urbano do Banco da Amazônia. A inauguração será no dia 30 de outubro, quarta-feira, às 9 horas, no prédio da Secretaria Municipal da Fazenda.
Fruto de uma parceria com a Amazoncred e a Prefeitura de Araguaína-TO, a unidade possibilitará o acesso ao crédito solidário pelos empreendedores populares do Tocantins. Graça Moura, diretora da Amazoncred, explana sobre a expectativa desta inauguração. “A nossa expectativa é das melhores, pois estamos inaugurando esta unidade, que é a 13ª na vertente urbana e a 18ª do programa, em parceria com a prefeitura local”.
De acordo com a diretora, estas parcerias fortalecem a marca do Amazônia Florescer e possibilita cumprir com a nossa missão que é promover o desenvolvimento sustentável da região amazônica, a cidadania, o empreendedorismo, a inclusão social, a educação financeira e a equidade social. “Estamos felizes por chegar a mais um Estado da Amazônia Legal. A nossa meta é atender a todos os Estados”, comentou. Atualmente, o programa já está em funcionamento nos estados do Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas e Amapá.
Segundo a coordenadora de Pessoas Físicas e Microcrédito Produtivo Orientado (MPO) do banco, Lorena Martins, o Amazônia Florescer fortalece do Banco da Amazônia como principal agente de desenvolvimento da região Amazônica. “Sua missão é proporcionar aos empreendedores urbanos e rurais da Amazônia Legal, o acesso aos serviços microfinanceiros, com metodologia diferenciada, possibilitando-lhes o fortalecimento de suas unidades produtivas com geração de emprego e renda”, explicou.
Nesses 12 anos do Programa Amazônia Florescer, na zona urbana, o Banco da Amazônia investiu mais de R$ 592 milhões nos estados onde atua. Ao todo, foram atendidas mais de 320 mil pessoas, sendo que se encontram ativos mais de 27 mil clientes. “Com o objetivo de ampliar o atendimento em toda a Região Norte, em outubro já foram implantadas as unidades de Boa Vista e a UMF em Macapá e finalmente a UMF em Araguaína no Estado de Tocantins”, revelou Lorena.
Acesso ao programa
Para participar do Amazônia Florescer, o empreendedor precisa residir ou trabalhar no bairro e ter uma atividade há pelo menos um ano, idade mínima de 18 anos, além de apresentar cópias do CPF, RG e comprovante de residência.
No programa é possível obter capital de giro para compra de insumos, matéria-prima e mercadorias. O prazo para pagamento é de até 12 meses, com taxa de juros compatíveis ao mercado de microcrédito. Quanto à garantia, é exigido o aval solidário.
Até o final deste ano, uma novidade. O banco vai lançar uma ferramenta digital para expandir o programa: o aplicativo do Amazônia Florescer para os clientes, que deverá melhorar o acesso ao financiamento de atividades empreendedoras populares na Região Amazônica. Mais detalhes estão no site www.bancoamazonia.com.br.
Amazoncred
A Amazoncred é uma organização da sociedade civil, especializada em microcrédito, que dispõe de profissionais treinados para atuar com a metodologia de Microcrédito Produtivo Orientado, que consiste no atendimento ao tomador final dos recursos, realizando levantamento socioeconômico e prestando orientação educativa sobre o planejamento do negócio, para definição das necessidades de crédito e de gestão voltadas para o desenvolvimento do empreendimento.