Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Adilvan Nogueira

Dois painéis empresariais sobre imagem e gestão feminina reuniram líderes do segmento de Reparação Mecânica na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) na noite desta última segunda-feira, 28/10, em Palmas/TO. Elas participaram do 1º Encontro com Líderes Empresariais Femininas do Segmento de Reparação Mecânica voltado a empresas participantes do Programa de Apoio a Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI).

A proposta do evento é trocar experiências entre estas mulheres a fim de capacitá-las para as atividades de gestão que exercem nestas empresas, como explica a gerente da Unidade de Desenvolvimento Industrial da Fieto, Amanda Barbosa. “Nós sentimos a necessidade de ter um momento somente com mulheres para tratar assuntos relevantes para esse público, ligados à liderança e gestão e discutir como elas podem estar mais presentes e atuantes no dia a dia dessas empresas”, explica a gerente.

(Foto: Adilvan Nogueira)

Assuntos como comportamento, aparência e o poder da imagem feminina foram tema do primeiro painel conduzido pela consultora de moda Sara Coragem que abordou como o jeito de se vestir dos gestores está diretamente ligado a imagem e credibilidade da empresa. A Thais Yane trabalha na área de Gestão da empresa Carchip Tecnologia Automotiva e conta que, ao participar do evento, leva alguns aprendizados.

“Vou levar desse evento a importância do uniforme, de como a imagem individual da pessoa repercute na imagem da empresa como um todo, então é muito importante que essa imagem seja trabalhada de forma muito minuciosa, com muito cuidado, pois vai implicar na maneira como o cliente vai associar o serviço da empresa, a qualidade, segurança e credibilidade que essa empresa vai passar”, concluiu Yane.

O crescimento da participação e importância da atuação feminina no mercado de trabalho foi abordado no segundo painel conduzido pela administradora Andrea Biscácio que dividiu sua experiência sobre gestão à frente da gerência da Unidade responsável pelo tema na Fieto.

“A gente sabe que tem várias mulheres que estão à frente da gestão das oficinas, mas poucas aparecem. Eu tenho bons anos de gestora e não conhecia essas mulheres. Vou começar a aplicar algumas coisas que eu não tinha, como organograma e vou começar a fazer o planejamento pra gente entrar no tripé da estrutura, estratégia e processo”, disse a gestora administrativa na Injetec, Larissa Borges, sobre o evento.

Competitividade

O Procompi atende 20 empresas do ramo de Reparação Automotiva no estado com objetivo de ofertar consultorias em gestão de oficinas e gestão de produção, além de capacitações em cursos profissionalizantes. O projeto é um convênio entre a CNI/Sebrae Nacional e no Tocantins é gerido pela Fieto / Sebrae Tocantins.