Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Gerar empregos e distribuir riquezas para a população na forma de renda, é possível, na avaliação do pré-candidato ao Governo do Tocantins pelo Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT-TO), Paulo Mourão, que visitou a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), nessa quarta-feira, 6, em Palmas, onde conversou sobre projetos de desenvolvimento da economia do Tocantins, com geração de emprego e renda, bem como a importância do desenvolvimento sustentável com valores agregados na produção como um todo.

Desde que foi fundado o Tocantins está na 24ª posição no ranking do PIB, dentre as 27 Unidades da Federação e, segundo Paulo Mourão, "é característico que um estado que nunca teve uma política de desenvolvimento sustentável e estruturada considerando as cadeias produtivas e sua potencialidades e eixos modais, esteja nessa situação, estagnado na mesmice”, destacou o pré-candidato ao avaliar que "é preciso reorganizar a cadeia produtiva e uma reforma tributária justa e moderna, investir na geração de emprego e renda com atenção à indústria, a agroindústria, fortalecimento do comércio , da prestação de serviços e empreendedorismo, e da construção civil com intuito de alavancar o PIB do Tocantins, gerando como efeito e resultados, consequentemente, a melhora da vida e felicidade dos trabalhadores.

De acordo com o pré-candidato uma política de desenvolvimento estruturado é premissa para o desenvolvimento do Estado como um todo. “É preciso pensar a base produtiva do Tocantins aliada a um governo que valorize e estimule parcerias, que gerem desenvolvimento para todos”, avaliou Mourão.

Para o pré-candidato, a educação é ponto fundamental para o avanço de um povo e, por isso, destacou sua preocupação com a presença das universidades e IFTO’S no processo de desenvolvimento sustentável do TO. “Com as academias atentas e participativas na formação por competência, formando e capacitando mão de obra qualificada, que será aproveitada nos mais diversos setores. É uma política de desenvolvimento integrado com as universidades e os Sistema S como um todo, no sentido de qualificação da mão de obra tocantinense em todas as áreas de produção”, apontou.

Segundo Paulo Mourão, os governos do Tocantins nunca tiveram a visão, no sentido de possibilitar parcerias e assim desenvolver a indústria de transformação, a agricultura familiar, o  agronegócio, e a pecuária consorciado as agroindústrias animais de pequeno porte, o setor produtivo primário, principalmente no que diz respeito à produção de alimentos”, ressaltou Mourão, ao lado do professor Ricardo Marcílio do IFTO e do professor Aires Paulo Pedro Panda.

Segundo o pré-candidato, a Fieto também tem papel fundamental tendo em vista seu papel de principal interlocutor dos interesses do setor industrial e qualificação produtiva do Tocantins.

Paulo Mourão foi recebido por José Fernandes, Conselheiro da Previdência da Fieto, Gleicilene Bezerra, Economista da Fieto e Amanda Barbosa, gerente da Unidade de Desenvolvimento Industrial da Fieto.