Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Outro clássico da distopia será o próximo livro a ser debatido no Sesc Clube de Leitura. “1984”, de George Orwell (1903-1950) será discutido nessa quinta-feira, dia 31 de outubro, às 18h30, na Biblioteca do Centro de Atividades de Palmas que fica na 502 Norte. A ação cultural – uma forma de incentivar a leitura – é realizada pelo Sesc Tocantins, por meio da Biblioteca e da Promotoria Cultural em Literatura. A entrada é gratuita. 

1984 – sinopse

“1984” é uma distopia futurista que projeta como seria a vida no ano de 1984, 35 anos após a sua publicação, que tem como tema a transformação da realidade. Última obra escrita por Eric Arthur Blair, mais conhecido como George Orwell, foi publicado pela primeira vez em 1949, um pouco antes do seu falecimento. Um dos romances mais influentes do século XX, tornou-se a obra mais icônica referente a personificação do poder absoluto. Nela, Winston Smith, o protagonista, é um funcionário do Departamento de Documentação do Ministério da Verdade, um dos quatro ministérios que governam Oceânia. Sua função é falsificar registros históricos, a fim de moldar o passado à luz dos interesses do presente tirânico. A opressão era física e mental. A Polícia das Ideias atuava como uma ferrenha patrulha do pensamento. Relações amorosas estavam entre as muitas proibições. Nesse cenário de submissão onde não há mais leis, mas sim inúmeras regras determinadas pelo Partido, ninguém nunca viu o Grande Irmão em pessoa. Uma sacada genial do autor: o tirano mais amedrontador é também aquele mais abstrato.

Sesc Clube de Leitura

O Sesc Clube de Leitura é uma ação cultural realizada pela Biblioteca e pela Promotoria Cultural em Literatura do Sesc Tocantins, que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e promover o debate sobre obras literárias brasileiras importantes. Suas edições acontecerão sempre na última quinta-feira de cada mês, às 18h30 na Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas, que fica na 502 Norte, com entrada gratuita.

Seguindo a política do Sesc Nacional quanto ao incentivo da Cultura em suas diversas formas, o Sesc Tocantins acredita que a leitura e o livro são ferramentas essenciais dessa política. Assim, oferece uma rede de bibliotecas nas principais cidades do Estado, além da unidade móvel BiblioSesc, que espalha a leitura pelos bairros de Palmas.

Biblioteca 

Funcionando no Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte) a Biblioteca oferece um acervo bibliográfico com aproximadamente 7 mil exemplares, com livros dos mais diversos gêneros. Dispõe ainda de baia com computadores com acesso à internet para consulta e pesquisa literária. Só no ano passado, 33.685 pessoas realizaram consultas à Biblioteca, 8.230 foi o total de empréstimos de livros realizados e 2.184 clientes atendidos. O seu funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h50 e, aos sábados, das 9h às 12h50.