Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Autor do Projeto de Lei denominado ‘Janeiro Branco’, aprovado pela Câmara de Palmas, o vereador Lúcio Campelo (PL) voltou a reforçar na sessão desta quarta-feira, 30, a necessidade de implantação do projeto no município, colocando em prática campanha dedicada à promoção e difusão da saúde mental.

O vereador e família sentiram na pele a perda de um ente querido pelo suicídio. Conhecedor da causa, Lúcio busca por meio de ações, em parceria com o Executivo, reduzir os casos na Capital. “E para que isso aconteça, a população precisa ser abraçada, necessita de atenção especial. Convido os nobres pares a nos auxiliar na Secretaria de Saúde para que em janeiro possamos colocar em prática o nosso projeto”, disse aos demais vereadores.

Dados do Ministério da Saúde revelam que internações de crianças devido a transtornos mentais cresceram 36%, refletindo no aumento de tentativas de suicídio e que a taxa de suicídio, em geral, aumentou 7% no Brasil, ao contrário do índice mundial que caiu 9,8% nos últimos sete meses. 

Lúcio vem chamando atenção do poder público e da sociedade para cuidados com a saúde mental da população, buscando reforçar campanha nacional dedicada à causa. 

Orquestra Jovem

O vereador é autor de pedido de restruturação do Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da Guarda Metropolitana de Palmas, atuando diretamente na Orquestra Jovem. O programa atende crianças e adolescentes e, segundo ele, é aliado no combate ao suicídio, levando em conta sua importância. “É um programa que transforma vidas e ocupa a mente das nossas crianças e adolescentes, distanciando um pouco do mundo das redes sociais que muito tem contribuído para o adoecimento das pessoas”, defende.

No modelo atual do programa da Guarda as crianças aprendem a tocar um instrumento, têm disciplina e desenvolvem uma profissão. Os alunos devem ter boas notas, comportamento dentro e fora da escola e em troca recebem aulas de música, noções de cidadania e alimentação social.

Campanha Janeiro Branco

A campanha tem um laço branco como símbolo e deverá perdurar por todo o mês de janeiro. O Projeto do vereador propõe a realização de ações educativas, palestras, seminários e cursos, com objetivos principais de esclarecer sobre a importância da saúde mental e emocional como um estado de equilíbrio; ampliar e facilitar o acesso à realização de exames preventivos, proporcionar apoio psicológico, acesso a equipes multiprossionais, dentre outros.