O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) realizará nesse domingo, 3 de novembro, a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aplicadas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, de ciências humanas e suas tecnologias e a redação. Os portões serão abertos às 12h e fecham às 13h, e as provas começarão às 13h30.
No Tocantins, 46.249 pessoas se inscreveram no Enem, entre alunos de escolas públicas e privadas e aqueles que já tinham concluindo o ensino médio em anos anteriores. No País, são 5.095.388 inscritos.
A recomendação da Comissão Organizadora é que o candidato procure conhecer com antecedência o endereço do local da prova, que poderá ser consultado no site https://enem.inep.gov.br/.
O Inep já disponibilizou o Cartão de Confirmação da Inscrição, que informará o número de inscrição, a data, hora, o local do exame e a identificação de opção da língua estrangeira. O participante deve apresentar um documento de identificação com foto e lembrar que a única caneta permitida é a esferográfica transparente na cor preta.
Outra recomendação que o candidato não deve esquecer é que os aparelhos celulares ou outro equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados em envelopes lacrados fornecidos pela empresa aplicadora. Conforme o edital, o estudante que não manter os aparelhos celulares desligados será imediatamente eliminado. Não serão permitidos itens como borrachas, lapiseiras, livros, corretivos e réguas.
A recomendação do Inep é que o participante leve o Cartão de Inscrição nos dias de aplicação das provas, que está disponibilizado enem.inep.gov.br/participante ou no aplicativo oficial do Enem.
Este ano, o Enem será realizado em dois domingos, nos dias 3 e 10.