Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os novos representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda serão escolhidos através de eleição que será realizada no dia 13 de dezembro. Os eleitos ficarão responsáveis pela administração do Comitê por um mandato de três anos.

O processo eleitoral será coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e mais dois membros do Comitê da Bacia. Todos os titulares e suplentes podem votar e se candidatarem aos cargos, desde que estejam com a situação legal perante a Bacia.

Inicialmente será feita eleição dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda que podem se cadastrar como poder público, sociedade civil e usuários. O percentual de vagas de cada segmento não pode ultrapassar 40% e nem ficar abaixo de 20% do total de vagas. Posteriormente será realizada uma nova eleição para a escolha do presidente, vice presidente e secretário executivo.

A engenheira agrônoma da Semarh, Gorete Braga ressalta que “essa nova diretoria tem um papel fundamental na gestão do uso da água, e no gerenciamento dos conflitos da região. Eles Também vão ter que trabalhar a educação ambiental buscando projetos que possam desenvolver a região, principalmente na área de recursos hídricos”.

Durante o ano são realizadas quatro reuniões, e os membros têm que participar de pelo menos três encontros. Com a finalidade de mobilizar os integrantes que não puderam estar presentes nas ultimas reuniões, a equipe da Semarh iniciou nesta segunda-feira, 4, uma mobilização desses veteranos para regularizar a situação cadastral. As servidoras da secretaria estarão realizando também novos registros dos interessados em participar do Comitê.

As cidades que fazem parte do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda são: Araguaína, Ananás, Angico, Aragominas, Araguanã, Babaçulândia, Carmolândia, Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Wanderlândia e Xambioá

O Comitê tem o poder consultivo, deliberativo e normativo entre as funções que compete ao presidente e a diretoria que além de responsáveis pela presidente eleito tem a função de administrar o comitê.

O edital com o cronograma da eleição pode ser conferido abaixo.