Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Sistema informatizado de defesa agropecuária do Tocantins desperta interesse do Estado do Pará

Sistema informatizado de defesa agropecuária do Tocantins desperta interesse do Estado do Pará Foto: Welcton de Oliveira

Foto: Welcton de Oliveira Sistema informatizado de defesa agropecuária do Tocantins desperta interesse do Estado do Pará Sistema informatizado de defesa agropecuária do Tocantins desperta interesse do Estado do Pará

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recebeu nessa quarta-feira, 14, a visita de representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), na sede da instituição, em Palmas. O objetivo deles foi conhecer o Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Sidato) e viabilizar um Termo de Cooperação Técnica para o compartilhamento de informações.

O diretor geral da Adepará, Geovanny Farache, acompanhado do diretor administrativo financeiro, Clodoaldo Galeno, após conhecer o funcionamento do Sidato avaliou os dados e a metodologia aplicada. “É um Sistema excelente, fruto do esforço e da capacidade técnica da instituição, é fabuloso ver aonde chegaram, vocês estão bem avançados e tem um controle de indicadores fantástico, é o que estamos precisando pra fazermos uma gestão mais precisa e enxuta”, afirmou.

De acordo com o vice-presidente da Adapec, Francisco Ramos, a Agência tem um modelo próprio de sistema desenvolvido há vários anos, para dar mais segurança e agilidade na defesa agropecuária. “Temos interesse em colaborar com os estados vizinhos, visto que é preciso trabalhar as ações em conjunto. A Adepará demonstrou interesse em implantar nosso sistema e acredito que isso trará melhorias em comum, principalmente nas atividades feitas nas barreiras fixas que estão nas divisas, em relação à febre aftosa, peste suína clássica, mosca da carambola, entre outras”, disse.

Francisco Ramos disse ainda que com a retirada da vacinação contra a febre aftosa, prevista para ocorrer em 2021, é preciso fortalecer as estratégias para evolução do status sanitário de livre com vacinação para livre sem vacinação, e que, uma nova reunião será marcada para definir diretrizes.