Fruto da viagem feita aos Emirados Árabes Unidos no último mês setembro pelo governador Mauro Carlesse e equipe de governo, onde participaram da 'Dubai Investment Week' e visitaram grandes empresas, está em Palmas desde esta última segunda-feira, 18, o representante do Dubai Multi Commodities Centre – Centro de Commodities Diversas de Dubai (DMCC), Marco Bellinato. O DMCC é considerado autoridade do governo de Dubai em comércio, empresas e commodities – e a Zona Franca número um do mundo.
Recepcionado pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, Marco Bellinato, veio conhecer “in loco” as potencialidades do Estado e visitou, na manhã desta terça, 19, uma propriedade rural em franca produção, além de conhecer projetos desenvolvidos pela Seagro. “É uma visita muito importante que pode multiplicar a nossa capacidade comercial lá fora”, destacou o secretário César relembrando que quando esteve em Dubai, acompanhando o governador Mauro Carlesse, visitou o DMCC.
“Não adianta só produzir. É preciso saber vender e o DMCC vem com um forte histórico para habilitar esse processo, desde a infraestrutura até a facilitação do comércio. Uma futura parceria, sem dúvida, pode facilitar a comercialização de produtos tocantinenses”, destacou César Halum acrescentando que Dubai é um acesso internacional chave para o comércio, pois conecta os países produtores com o consumidor da forma mais transparente possível.
Entre os produtos que mais despertou interesse do representante do DMCC está a variedade de frutas tropicais, que podem ser transformadas em polpas de frutas e exportadas, e a área do pescado. “Ele ficou surpreso com capacidade de produção que Estado possui, principalmente do Pirarucu. Vamos estreitar nossas conversas e futuramente fechar boas parcerias”, adiantou o secretário.
“Ninguém sabe o que calado quer. Então nós temos que mostrar ao mundo as nossas potencialidades aliadas à sustentabilidade”, disse ainda Hallum comemorando a visita e reforçando que o Tocantins pode ir muito mais longe.
O DMCC
O DMCC cresceu exponencialmente desde sua formação em 2002 e hoje possui mais de 12.700 empresas-membros, com 87.500 trabalhadores e residentes de mais de 170 países instalados em sua zona franca. Com sete novas empresas abrindo um negócio por dia útil, o DMCC é domicílio para muitas das mais famosas corporações do mundo, incluindo: Alcatel Lucent Middle East and North Africa, American Express, Carrera Y Carrera, Colgate-Palmolive, Dyson, Duracell, Eurofin, Hisense, John West Foods, Lukoil, LVMH, Nutricia Danone, Oddfjell, Rio Tinto – Dimexon e TAG Worldwide.