Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Sempre buscando estimular e valorizar o desenvolvimento da criatividade e das habilidades na terceira idade, o Sesc Tocantins, por meio da Assistência e em parceria com a Coordenação de Cultura, realizará a Exposição Coletiva ‘Agulhas e Linhas que Tecem Histórias’, com peças em bordado de idosas do Grupo Sesc Vida Ativa. A abertura será às 19h do dia 21 de novembro, quinta-feira, no hall do Centro de Atividades Sesc Palmas, que fica na 502 Norte. A entrada é gratuita e a visitação será do dia de 22 de novembro a 18 de dezembro desse ano.

O Projeto “Agulhas e Linhas que Tecem Histórias” conta com a participação do Grupo de idosos Sesc Vida Ativa e une, por meio do bordado, sete mulheres. São elas: Amparo, Ana, Idelma, Lourdes Macedo, Lourdes Cardoso, Margareth e Marinalva. Linha, agulha, encontro e partilha ajudaram no processo de transcrição de suas histórias para o bordado. Bordados esses que retratam as vivências, o cotidiano, memórias e lembranças dessas sete bordadeiras.

Exposição Coletiva ‘Agulhas e Linhas que Tecem Histórias’

A proposta da Exposição Coletiva “Agulhas e linhas que tecem histórias” surgiu “do diálogo do bordado com a arte contemporânea, por meio da troca de experiências das participantes e da utilização do bordado como forma de expressão artística, com as narrativas que norteiam a linguagem, provocando, deste modo, reflexões e novos olhares para este fazer ancestral”.

“Sonhos e sentimentos, paisagens e fotografias bordadas com pontos variados e fios de cores, cores diversas que revelam, ponto a ponto, a vida de cada bordadeira. Cada ponto que a agulha vai traçando, deixa no tecido sentimentos brotados de seus corações. Que nunca falte agulha e linha para bordar os sonhos”.

Sesc Vida Ativa

O Sesc Tocantins, por meio do Trabalho Social com Idosos (TSI), possibilita aos envolvidos a colaboração no resgate do valor social do idoso, enquanto cidadão, por meio do incentivo à socialização, promoção da reconstrução de sua imagem e autoestima. O Grupo Sesc Vida Ativa é composto por pessoas com a faixa etária acima de 55 anos de idade. Ao longo do ano, são oferecidos aos idosos oficinas, palestras, passeios, viagens, bailes, atividades físicas e eventos para festejar datas comemorativas.