Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Oficina gastronômica, passeio ciclístico, competições e apresentações culturais gratuitas estão na programação do “III Festival da Manga”, em Xambioá/TO. Idealizado pelo Conselho Comunitário da cidade (CCX), o evento tem o apoio de órgãos públicos, entidades e da Votorantim Cimentos, e se encerra no dia 22 de novembro.

O objetivo do Festival é incentivar o cultivo e a produção de manga, além de valorizar a produção gastronômica e cultural na região. Segundo a consultora de Transformação Social da Regional Centro-Norte da Votorantim Cimentos, Fernanda Recife, o apoio ao Festival reforça a atuação da empresa em iniciativas que promovem, de forma sólida, o desenvolvimento das comunidades em que está inserida.

A Votorantim Cimentos firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para oferecer oficinas gratuitas de gastronomia, entre as quais está a oficina de doces, compotas e geleias já realizada na carreta da entidade, além da oficina que será promovida no encerramento do evento.

“Ao estimularmos a capacitação dos produtores, principalmente das mulheres, contribuímos para dar uma destinação sustentável, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental, para uma fruta que é abundante na região, evitando o desperdício e proporcionando novas oportunidades de geração de renda. O festival ainda fortalece toda uma rede produtiva, porque envolve o comércio e entidades que trabalham para o desenvolvimento de Xambioá”, ressaltou Recife. 

A presidente do Conselho Comunitário de Xambioá, Maria Madalena Costa Monteiro, destaca que o Festival da Manga se tornou um dos principais eventos de incentivo ao empreendedorismo local. “Ao final do evento, faremos uma exposição e competição de cardápios à base de manga, e outras atrações culturais e artísticas para celebrar tudo o que promovemos. Somos muito gratos pelo apoio da Votorantim Cimentos e demais parceiros na realização deste festival que está cada vez mais consolidado no calendário de eventos de Xambioá”, afirmou Monteiro.