Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu, em parceria inédita com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e mais 16 instituições lançou, na manhã desta última segunda-feira, 25, no auditório do da Faet/Senar Plano de Desenvolvimento Regional - Desenvolto, que tem por objetivo principal reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida de mais de 60 cidades do Estado.

Na primeira etapa do Plano serão investidos mais de R$ 31 milhões na geração de mais postos de trabalho, capacitação de pessoas, promoção da eficiência de gestão e melhorias na prestação de serviços de saúde, educação e segurança. A previsão é de investir mais de R$ 78 milhões em três anos para os 65 municípios envolvidos.

Os recursos destinados pela senadora Kátia Abreu, por meio de emenda parlamentar vai estimular a formação de consórcios intermunicipais e focar nas ações a serem desenvolvidas pelos parceiros, em áreas prioritárias de cada região.

Para a Senadora a parceria firmada com 17 importantes instituições é fundamental para o sucesso do Plano de Desenvolvimento do Tocantins. “Sem essas instituições não teríamos um Plano, teríamos apenas uma distribuição de recursos sem nenhuma técnica, sem nenhuma condição de estipular metas e indicadores ou medição de resultados. E como queremos fazer algo sustentável e duradouro, nós unimos todas essas importantes instituições num mesmo propósito que reduzir as desigualdades sociais”, destacou.

Durante a apresentação do Desenvolto a senadora esclareceu que optou pelo melhor caminho, na escolha das cidades que vão integrar o Plano, que são as de menor Renda per capita, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  Dessa forma, foram separados em quatro regiões: bico do papagaio e municípios da margem direita do rio Tocantins (jalapão, sudeste e região de Pedro Afonso).

Nesse sentido, os municípios foram separados em quatro regiões estratégias: bico do papagaio e municípios da margem direita do rio Tocantins (jalapão, sudeste e região de Pedro Afonso), de forma que as ações possam melhorar os indicadores socioeconômicos dessas regiões.

O desenvolto será coordenado pela UFT, com participação de mais 16 instituições: Instituto Federal do Tocantins (IF/TO), Unitins, TCE, Sebrae, Senar, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Sicredi, Sicoop, Embrapa, Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Faet, Fieto e Faciet. Será estruturado em cinco eixos; Governança, econômico e social, inovação e tecnologia, infraestrutura e logística, e gestão, monitoramento e avaliação.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) parabenizou a senadora pela iniciativa e disse o TCE será parceiro do projeto, “a palavra do Tribunal de Contas é no sentido de que estamos juntos nesse projeto pelo desenvolvimento do Tocantins”, pontuou.

Reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luís Eduardo Bovolato, falou em nome das instituições de ensino que integram o Plano e parabenizou a senadora pela “expertise em agregar diferentes parceiros num projeto inovador” e agradeceu a confiança depositada na Universidade para coordenar o Desenvolto.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Magno Martins Pires elogiou a iniciativa da Senadora Kátia Abreu e disse que é uma honra ser parceiro no Plano de Desenvolvimento do Tocantins. “A senhora (senadora Kátia Abreu) está de parabéns pelo belo trabalho, isso demonstra uma preocupação de futuro que a senhora sempre teve com o estado e é uma honra participar desse tipo de movimento. Aproveito para ofertar o nosso sistema em novas parcerias para bem desenvolver este estado, queremos um verdadeiro Tocantins de desenvolvimento”, concluiu.