Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Buscando aproximação e ouvir as principais necessidades das quadrilhas juninas de Palmas/TO, o vereador Lúcio Campelo (PL) foi recebido neste mês de novembro pelos representantes das juninas Pizada da Butina, Arrasta Pé da Liberdade, Cafundó do Brejo, Coração Caipira, Coronéis da Sucupira, Estrela do Sertão, Fogo na Cumbuca, Fulô de Mandacaru e Pula Fogueira. “Em Palmas, todos os anos, há um espetáculo grandioso proporcionado pelas juninas, que é o Arraiá da Capital. Percebo que os brincantes precisam de mais atenção e apoio”, defende. 

Para Jordania Soares, presidente da Fulô de Mandacaru, o vereador quebra barreiras. “O Lúcio é uma pessoa de fácil acesso. Estamos bastante felizes porque a gente trabalha tanto, levamos alegria para tanta gente, passamos seis meses da nossa vida programando um espetáculo e fazemos tudo isso por amor. Ter uma pessoa disposta a nos apoiar não tem explicação. Precisamos muito desse apoio”, afirmou. 

Para Erdilez Paiva, representante da Coronéis da Sucupira, o vereador mostra comprometimento. “A reunião foi agradável e o vereador mostrou todo o comprometimento e preocupação em relação ao maior movimento cultural do Tocantins. Uma reunião dinâmica e aberta, onde nossos integrantes tiveram a oportunidade de conversar e expor ideias”, considerou. 

Movimento Junino

O segmento junino vem crescendo a cada ano em escala nacional e em Palmas, mais de três mil artistas estão envolvidos diretamente, participando dos processos de ensaios, oficinas e apresentações. Na visão do vereador, o ensino coletivo por meio da educação cultural desenvolve habilidades artísticas e amplia a consciência de cidadania dos jovens. “E o produto final é levar alegria. Os brincantes proporcionam beleza e emoção, trazendo em cada edição temas variados e importantes”, frisa Lúcio. 

Patrocínio

A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural, apoia financeiramente parte dos espetáculos, através de edital. No entanto, de acordo com os brincantes, 60% dos custos ficam a cargo dos quadrilheiros que se desdobram para assumir. Visando facilitar esse processo, o vereador Lúcio estuda destinar recursos em emenda impositiva à LOA 2020 para contemplar a cultura.