Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Secretario César Halum abre o evento de capacitação do técnicos da Adapec

Secretario César Halum abre o evento de capacitação do técnicos da Adapec Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Secretario César Halum abre o evento de capacitação do técnicos da Adapec Secretario César Halum abre o evento de capacitação do técnicos da Adapec

Discutir e orientar quanto aos aspectos legais no comércio, armazenamento e transporte de insumos agrícolas (agrotóxicos) no Tocantins, é a proposta da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), em parceria com o Governo do Estado, que promove o encontro de técnicos da Agencia de Defesa Agropecuária em todas as regiões do Tocantins. Em Palmas, o treinamento acontece na manhã desta quinta feira, 28, no auditório da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

O secretário César Halum participou da abertura do evento e enfatiza que o Estado vem crescendo na área de produção agropecuária.  “Existe um ponto que é fundamental, mas do que produzir é a defesa sanitária, então, se o Tocantins quiser avançar no mercado do mundo inteiro precisa ter uma defesa de qualidade, o que é prioridade para nós” disse.

De acordo Armando César Sugawara engenheiro agrônomo e engenheiro de segurança do trabalho membro da coordenação técnica da Andav, novas diretrizes sobre o armazenamento, legislação de transporte foram atualizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para o engenheiro a atualização dos técnicos é o principal objetivo do treinamento.

“É necessário que todos estejam atualizados sobre as novas diretrizes que vem mudando constantemente, e está sempre sendo revisada, como também os quesitos da responsabilidade técnica dos engenheiros agrônomos na parte de comercialização, armazenamento e transporte dos insumos agrícolas.  Nosso objetivo é alinhar, mostrar o que tem de novidade que foi recentemente publicado,” explicou.

A proposta da Andav é padronizar as ações das instituições de defesa agropecuária e representantes comerciais, para que os estabelecimentos que comercializam insumos agrícolas, sob orientação dos órgãos de defesa, sendo no Tocantins a Adapec, possam atuar em conformidade com a legislação.