Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Durante toda a semana passada a Polícia Militar reforçou a segurança no sul do Estado do Tocantins em operações que mobilizaram unidades de área e especializadas. Ao todo foram mais de 80 policiais militares empregados nas operações em toda área do 4º Batalhão da Polícia Militar sediado em Gurupi.

Participaram também da operação policiais do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER).

Até o meio dia desse domingo, 1º de dezembro, a operação já contava com três pessoas presas, duas armas de fogo apreendidas, cerca de 1 kg de entorpecente apreendido, além de cumprir sete mandados de prisão em apoio à Polícia Civil e dois mandados de prisão em apoio à Secretaria de Cidadania e Justiça. Ao todo foram abordados cerca de 200 veículos.

As Operações

A Operação Cidade Blindada chegou a sua sétima edição e tem como finalidade a prevenção contra a criminalidade às vésperas da data de pagamento dos órgãos estaduais, quando aumenta consideravelmente o fluxo de dinheiro nas ruas. As abordagens e patrulhamento nas rodovias buscam inibir ataques contra instituições financeiras e carros fortes.

A Operação Hórus Divisa faz parte de um contexto maior e muito mais amplo. Trata-se de um projeto piloto do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras – o VIGIA – que está sendo implementado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além dos Estados que fazem as fronteiras com outros países, somente os estados do Tocantins e Goiás foram contemplados com o Programa.

A Operação “Integração” foi realizada pela Polícia Civil com apoio da Polícia Militar, com o objetivo de dar cumprimento a 83 mandados de prisão, 14 de internação e um de busca e apreensão. Ocorreu em 12 municípios da região sul do estado.