Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) receberá na próxima segunda-feira, 9, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Ariosto Antunes Culau. 

O secretário cumpre agenda no Tocantins e tem o objetivo de conhecer de perto o IFTO, sua estrutura e serviços. O gestor chegará à capital no final da manhã e irá almoçar com dirigentes e servidores do instituto. 

Na Reitoria, no período vespertino, o reitor Antonio da Luz Júnior, pró-reitores, diretores de unidades e representantes estudantis receberão o secretário para um momento de apresentação institucional, que será transmitido ao vivo, via internet, de modo a possibilitar o acompanhamento por toda a comunidade. Em seguida, o reitor e o secretário se reunirão com representantes de instituições parceiras, para construção de agenda de trabalho conjunta. O momento contará com a presença de representantes da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC/TO), Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). 

"O IFTO desenvolve uma série de ações inovadoras, que tem chamado a atenção de toda a Rede Federal e nos colocado como referência. A visita do secretário é um momento muito importante para nossa instituição, por nos oferecer a oportunidade de mostrarmos um pouco mais das ações desenvolvidas em nossa instituição e nossas necessidades para fortalecimento dos serviços prestados à população", disse o reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior. 

Setec

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) é responsável por formular, planejar, coordenar, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), desenvolvidas em regime de colaboração com os sistemas de ensino e os agentes sociais parceiros. Além de coordenar nacionalmente a política de EPT, a Setec responde pela manutenção, supervisão e fortalecimento das instituições que compõem a Rede Profissional, Científica e Tecnológica.  

Ariosto Antunes Culau, atual secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, é economista de formação, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e servidor público federal de carreira no cargo de Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Antes de integrar a equipe do MEC, atuava como secretário de Gestão Corporativa do Ministério da Economia, tendo auxiliado na estruturação do novo Ministério.