Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Wilson Rodrigues

Em reunião de esforço conjunto, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura(Seagro) e expositores reuniram na tarde desta quinta-feira, 12, quando o secretário César Halum anunciou o tema da Agrotins 2020 “Cerrado Sustentável” argumentando a importância da escolha. “O Tocantins vem crescendo muito na área agrícola, com isso, mostramos que estamos sintonizados com a lei do código florestal, produzindo e preservando no que a lei exige”, afirmou. Halum abordou também as melhorias estruturais para a Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins) 2020. A reunião que aconteceu na sede da Seagro, em Palmas, contou com a participação de expositores de máquinas, veículos, agentes financeiros, serviços e produtos.

Na ocasião, o Secretário, adiantou algumas melhorias estruturais inovadoras tais como reforço a segurança, comunicação via internet, transporte, alimentação, acesso, dentre outras. Em relação, ao sistema de internet, a expectativa é que funcione no sistema fibra ótica, proporcionando, mais agilidade na comunicação. Outra proposta apontada é o asfaltamento das vias principais e transversais da feira.

“A nossa intenção é buscar as parcerias, empresários expositores e a Secretaria para que possamos melhorar cada vez mais e realizar uma Agrotins com inovações na infraestrutura, além de trazer novidades em tecnologias agropecuárias voltadas para a sustentabilidade e o aumento da produção e produtividade, impulsionando a economia tocantinense”, ressaltou. A Agrotins 2020 acontece de 5 a 9 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.

O diretor de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade da Seagro, Fernando Garcia, um dos responsáveis da organização da feira, fez uma apresentação mostrando o balanço positivo da Agrotins 2019. “Os números mostram esse crescimento, confirmando a força do setor agropecuário tocantinense. Foram cerca de  R$ 2,5 bilhões em geração de negócios e  a tendência, a cada ano, é crescer cada vez mais”, projetou.

Acesso

Uma das inovações antecipadas na reunião  é a construção de um píer às margens do Lago da UHE Luiz Eduardo Magalhães, visando um transporte alternativo para os visitantes, saindo de barco da praia da Graciosa até ao píer na Agrotins. Há também previsão para a construção de uma pista de pouso para aviões agrícolas pulverizadores.

A coordenadora do curso de Agroenergia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) professora  Flávia Tonani ressaltou a importância do tema da Agrotins 2020. “Essa escolha do tema é louvável, pois somos uma das últimas fronteiras agrícolas do Brasil, tendendo a crescer, essa ideia mostra que é possível produzir no cerrado de forma sustentável e responsável”, destacou.  

O gerente comercial da Ferpan de Palmas, Carlos Reis disse que a Agrotins a cada ano surpreende na organização. “Para a próxima feira a expectativa é muito boa e, nós como parceiros estaremos levando as inovações tecnológicas e preço acessível ao produtor”, reforçou.