Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação
  • Vice-governador Wanderlei Barbosa cumpriu agenda em Belém (PA) com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, cumpriu agenda em Belém (PA), nessa segunda-feira, 16, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, governadores da Amazônia Legal e demais autoridades, onde participou da 20ª reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Condel - Sudam).

A reunião dos conselheiros da Sudam definiu os valores dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e do Fundo Constitucional do Norte (FNO) disponíveis para financiamentos dos estados do Norte, em 2020.

Durante o encontro, Wanderlei Barbosa reafirmou a importância do setor produtivo do Tocantins e também a importância da duplicação da pavimentação da BR-010 em solo tocantinense, eixo de integração da Amazônia, obra que vai melhorar o acesso dos produtores. “A proposta irá beneficiar diversos municípios e potencializar o escoamento de produção da região. Queremos crescer de maneira sustentável e para isso precisamos de mais investimentos”, afirmou.

O FDA e o FNO são fundos de financiamentos importantes para o desenvolvimento da região da Amazônia Legal, direcionados ao setor produtivo e de projetos privados de infraestrutura, setores tradicionais, de inovação tecnológica e de serviços.

Em 2019, na 19ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Sudam, o vice-governador Wanderlei Barbosa já havia solicitado ao ministro Gustavo Canuto prioridade na pavimentação da BR-010.