Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Cleide Veloso

Os representantes das instituições parceiras do Projeto Quelônios da Amazônia no Estado do Tocantins se reuniram em comitiva e percorreram as áreas dos tabuleiros, que hospedam os ninhos, o tanque de acolhimento de filhotes e acompanharam o processo de soltura de aproximadamente mais mil tartarugas, recolhidas no decorrer da visita realizada na última segunda-feira, 16.

Segundo o levantamento parcial das solturas realizadas, aproximadamente 80 mil filhotes já foram soltos às margens do rio Araguaia, nas proximidades do Parque Estadual do Cantão (PEC). Até o encerramento dessa temporada, a estimativa das equipes é que esse número possa quase dobrar com as solturas da fase final do projeto.

No Tocantins, o projeto executado pelo Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins) em parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), conta com o apoio do BPMA (Batalhão da Polícia Militar Ambiental), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins, elogiou o empenho das equipes e ficou bastante impressionado com o elevado número de filhotes encontrados nos ninhos abertos durante a visita para a realização de mais uma soltura. Albuquerque considera essencial a contribuição de cada parceiro até o último dia do projeto. O presidente disse que sua estimativa é muito otimista, pois se o ritmo for mantido, acredita que o Estado possa alcançar a produção de até 150 mil filhotes, ainda nesta edição.

Antes de percorrer as áreas que hospedam os ninhos, Wallace Lopes, superintendente do Ibama, reuniu o grupo para apresentar uma avaliação do desempenho do projeto e ouvir as contribuições dos parceiros ao planejamento da edição 2020. O superintendente destacou a importância dessa iniciativa para a reposição da espécie na região e da parceria para o sucesso do projeto, que vem colecionando recordes a cada ano. Lopes estima que a produção tem potencial para ultrapassar a soma de 130 mil filhotes neste ano.

O capitão Marcus Vinícius do BPMA cumprimentou todos pelo empenho das equipes e falou do esforço do batalhão para manter a segurança e as operações de fiscalização na região. Capitão Marcos destacou que a fiscalização integrada tem surtido efeito e que a parceria no Projeto é uma oportunidade de contribuir com a preservação da espécie, o que traz grande satisfação às equipes envolvidas.

Augusto Rezende, reitor da Unitins pontuou que a parceria nesse projeto abre oportunidade de acesso à experiência de campo que produz contribuição ambiental, além da possibilidade de produção de conhecimento acadêmico científico. Rezende afirmou que o envolvimento acadêmico voluntário em iniciativas que buscam contribuir com a sustentabilidade ambiental enriquece as produções científicas.

O professor Thiago Portelinha, do curso de Engenharia Ambiental da UFT, reúne dados da espécie e avalia os números da produção e características dos quelônios do projeto. O professor disse que essas informações contribuem com o planejamento das edições, norteando as técnicas aplicadas, e ampliando os conhecimentos relacionados à biologia e ecologia da espécie. Portelinha disse que os resultados encontrados também serão publicados na forma de artigos em revistas científicas, congressos e em material de divulgação à sociedade.