Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O número de acessos ao Portal da Transparência do Governo do Estado do Tocantins cresceu 53,36% em 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo o governo, relatório do Google Analytics, de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano passado, traz o registro de 407,4 mil entradas no site. Já em 2018, nas mesmas datas analisadas, contabilizaram-se 265,6 mil visitas à ferramenta.

Os dados significam uma maior participação do cidadão no acompanhamento da gestão, segundo o governo. Isso reflete os resultados de ações de fomento ao controle social promovidas pelo Governo do Estado, por intermédio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), em 2019.

Três projetos são considerados relevantes nesse contexto, sendo o Café com Transparência, onde se discutiu melhorias para o Portal durante encontros com o cidadão e representantes de classe; o Educação para a Transparência, que trouxe estudantes do ensino médio da rede estadual de Educação para visitas e intercâmbio de informações com os servidores do órgão e, por fim, o Agenda Cidadã,de iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO).

Lei de Acesso à Informação

“A gestão transparente da informação, bem como a sua divulgação e amplo acesso ao cidadão, é uma obrigação dos órgãos e entidades da Administração Pública assegurada pela Lei 12.527/2011, a Lei de Acesso à Informação. E os portais da transparência são a principal ferramenta para a garantia desse direito”, destaca o secretário-chefe da Controladoria, Senivan Almeida de Arruda.

Acessos ao portal:

2019 - 1º de janeiro a 31 de dezembro

407.404 acessos

2018 - 1º de janeiro a 31 de dezembro

 265.647 acessos