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Economia

Foto: Divulgação

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Existem elementos fundamentais na criação da identidade da marca. Estes podem fazer toda a diferença na forma como uma empresa chega ao seu público e na sua capacidade de o cativar e de motivar o consumo. Venha saber quais são os 3 elementos da identidade que podem garantir o sucesso da marca.

O mercado digital nunca esteve mais saturado e a concorrência é, por isso mesmo, mais intensa do que nunca no mundo online. Atualmente, a facilidade de transformar uma ideia empreendedora num negócio digital é maior do que nunca, o que motiva, justamente, um número crescente de empresas digitais a atuar nos mais diversos setores.

Só no que diz respeito ao e-commerce e às lojas online, o crescimento tem sido intenso, sendo que apenas no ano 2018, este chegou a atingir os 23%. Os números que o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – emitiu no mesmo ano, sobre as lojas online brasileiras foi, no entanto, algo desmotivante, revelando o insucesso de 60% das marcas no primeiro ano, número que alargaria para os 80% quando se considerava o primeiro ano e meio.

A relação entre a taxa de insucesso das novas empresas digitais e a saturação do mercado é evidente e, como tal, a única forma de permear o setor do e-commerce (e outros setores digitais), na atualidade, passa por garantir que a marca tem a capacidade de se distinguir das demais, apresentando-se de forma sólida, cativante e única neste mercado.

Para que isto seja possível, a identidade da marca é fundamental. As estruturas relacionadas com a identidade de uma marca são, pois, aquelas que permitem que esta seja única e relevante para os consumidores, destacando-a da amálgama homogênea de empresas que se encontram no mundo digital.

Hoje, explanamos quais são os 3 elementos da identidade que podem garantir o sucesso da marca, para que possa garantir uma marca mais forte e descobrir a fórmula do sucesso perante as lógicas da concorrência atuais.

1. O logótipo de a identidade visual da marca

Vivemos num mundo visual. Hoje, os estímulos visuais estão em toda a parte e as pessoas são, por isso, bastante influenciadas pela imagem e pela mensagem que esta imagem passa. 

Numa empresa, isto tem vários tipos de expressão, havendo várias componentes visuais que importam, tais como a qualidade das fotos dos produtos ou o próprio design do site. Ainda assim, num primeiro momento, aquilo que compõe visualmente a identidade da maca é o seu logo, sendo fundamental criar um logotipo para a sua empresa.

No momento de pensar a imagem da marca haverá elementos diversos a ter em mente, tais como a cor, a forma ou o lettering (caso se aplique). A imagem deve ser capaz de apelar aos sentidos do consumidor, ao mesmo tempo que expressa os valores e ideais de uma marca.

Este tipo de elemento pode ser criado por designers ou especialistas de marketing digital, opções que garantirão o profissionalismo do resultado final. Ainda assim, para quem não tem a possibilidade de despender o que estes especialistas cobram, também existem opções viáveis, gratuitas e de qualidade, como os geradores online.

2. A criação do nome de uma empresa

O nome é outro dos elementos que não pode ser esquecido na criação da marca e é, por norma, o primeiro elemento no qual os empreendedores pensam. Ainda assim, muitos descuram as caraterísticas que um bom nome de empresa deve ter, esquecendo pontos fundamentais para a construção deste elemento da identidade.

Setor, princípios, valores e objetivos da marca são alguns dos elementos que devem considerar-se na criação de um bom nome. Além de indicar qual o tipo de loja, este deve também ter uma sonoridade apelativa e ser memorável, primando ainda pela sua unicidade e originalidade.

Além disso, é de máxima importância que se garanta que o domínio de Internet correspondente ao nome está livrem para que o cliente possa encontrar a marca com maior facilidade.

3. A identidade da marca e um bom slogan

Ao nome e ao logótipo soma-se ainda um terceiro elemento: o slogan. Um slogan é fundamental para criar um elemento distintivo e sonante, que torne a marca parte da memória e do interesse dos consumidores em potencial. Este é um elemento é um aspeto que ajuda, pois, a destacar um negócio dos restantes, salientando um dos seus traços identitários.

Parte do marketing digital, a criação de um bom slogan passa por aspetos tão diversos como o seu tamanho (que deverá ser curto), a sua força (devendo ser sonante e memorável) e a sua assertividade. 

As grandes marcas souberam trabalhar este conceito, havendo frases incontornáveis que facilmente associamos às mesmas. Gerar um slogan apelativo pode, por isso, fazer toda a diferença para cativar os seus consumidores potenciais.