A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) não vai mais selecionar estudantes por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, para o 1º semestre de 2020. A informação foi confirmada pela própria universidade nesta terça-feira, 21, após estudantes relatarem que não encontraram o nome da instituição na lista do Sisu.
Na página do Sisu, o nome da Unitins não aparece na lista de instituições com vagas ofertadas pelo sistema.
De acordo com uma nota divulgada pela Unitins, a decisão de não recorrer ao Sisu foi tomada após problemas técnicos. "A equipe da Unitins aguardava retorno do INEP/MEC até esta segunda-feira, 20, para habilitar a seleção, mas não houve sucesso", informa a universidade, sem mencionar qual problema técnico gerou o problema.
Desta forma, as 48 vagas que seriam preenchidas por meio do Sisu serão ocupadas por estudantes classificados no vestibular geral da universidade que foi realizado em dezembro último. Os aprovados serão convocados para fazer matrícula por meio de edital específico na página do processo seletivo.
Apesar da falha, a instituição afirma que pretende sanar o problema para que a seleção através do Sisu seja retomada nos próximos semestres.