Última fronteira agrícola do País e com alto poder de desenvolvimento econômico, o Matopiba foi tema de mais uma reunião entre os secretários estaduais de Agricultura do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. O encontro realizado nesta última quarta-feira, 21, em Teresina (PI), teve como pauta principal a aplicação dos recursos do financiamento, na ordem de US$ 15 milhões, assinado pelo Banco Mundial para a região. “O que nós estamos fazendo é unindo os quatro secretários de agricultura dos estados do Matopiba, utilizando o nome forte que temos, para começar a vender os nossos produtos anunciando que o Cerrado cresce com sustentabilidade”, ressaltou o coordenador do grupo, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, Cesar Halum.
Halum reforçou que o Matopiba trabalha agora com foco no financiamento do fundo global de desenvolvimento sustentável. “Temos uma região rica que precisa ser melhor explorada e para que a gente possa, por exemplo, desenvolver a cadeia produtiva da carne sustentável, valorizando assim o nosso produto”, disse ele acrescentando que no encontro foi assinado termo de cooperação técnica entre os quatro estados e o protocolo de intenções para iniciar a elaboração de um projeto que será financiado pelo Banco Mundial.
A secretária do Agronegócio e Empreendedorismo do Piauí, Simone Pereira, disse que o Estado vai levantar os principais gargalos da região. "A gente sabe que hoje o maior problema é estrutural. Nós temos a liberdade de cada estado fazer seu diagnóstico e montar seu próprio projeto e depois a gente condensar tudo isso num projeto só. Logo após essa reunião, os técnicos da Secretaria do Agronegócio vão percorrer a região do Matopiba para que a gente possa estabelecer qual a prioridade. Os problemas são muitos, mas a gente tem que estabelecer as prioridades. Já sabemos que energia elétrica e estrada para escoamento da produção são realmente os pontos mais importantes, mas vamos precisar ouvir quem está lá na ponta para que possamos decidir qual será a prioridade dentro desse projeto que vamos apresentar ao Banco Mundial”, detalhou Simone.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia, Lucas Costa, reforçou a soma de forças entre os quatro estados. “Tocantins e Bahia já vêm desenvolvendo um trabalho conjunto de sucesso e queremos juntar forças com os demais estados que fazem parte do Matopiba, fortalecendo nossas ações. Juntos somos mais fortes e vamos fazer a diferença”, disse ele.
As reuniões entre secretários de agricultura dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia vêm sendo realizadas há cinco meses. Durante o último encontro, também foi discutido o decreto do Governo Federal criando a Agência Matopiba, realização de feiras estaduais de agronegócios da região, além do seminário Matopiba – Cerrado Sustentável a ser realizado na 20ª edição da Agrotins, que ocorrerá no período de 5 a 9 de maio de 2020, no Centro Agrotecnológico de Palmas – Tocantins; bem como a participação do Matopiba na Feira Internacional de Agricultura (Agritech), marcada para o período de 17 a 19 de junho deste ano, na Cidade do Cabo, na África do Sul.