Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Wilson Rodrigues

Foto: Wilson Rodrigues

O segmento da piscicultura no Tocantins é uma atividade em crescimento. Neste sentido, a Gerência de Agroindústria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e o empresário Adriano Pimenta, reuniram nesta terça-feira, 28, para traçar projeto arquitetônico de remodelação de uma planta para processamento de diferentes espécies de peixes. O projeto será implantado, no Assentamento Francisco Galvão, em Santa Fé, município de Palmas/TO. 

A planta, uma unidade já existente, passará por uma reforma de adequação e ampliação com vistas a atender as legislações sanitárias para o processamento dos pescados regionais das espécies como o tambaqui, caranha, tucunaré, entre outros. Futuramente, a planta processará também camarão, destaca o empresário.

A intenção do empresário é oferecer ao consumidor um produto diferenciado de qualidade, constante e com margem de estoque. “Busco oferecer um peixe dentro dos padrões de qualidade, atendendo as demandas do consumidor tocantinense”, disse o empreendedor, Adriano Pimenta.

Inicialmente, a planta será projetada para capacidade de processamento de até 10 toneladas de peixe por dia, sendo peixes dos tipos eviscerado e congelado inteiro, filetado e em postas.

Segundo a engenheira de Alimentos da Seagro, Verônica França, neste primeiro momento está sendo realizado a qualificação do projeto, bem como o alcance esperado pelo empresário. “Estamos auxiliando com o passo a passo para a legalização sanitária junto à Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e também no projeto arquitetônico da planta, tudo isso, visando o licenciamento final com a possibilidade de comércio intermunicipal e interestadual após a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI)”, projetou.